| 13/01/2010 10h52min
O ano mal começou e a Ciser/Araldite/Univille já terá pela frente seu maior desafio da temporada. Num período de três dias, desta quarta até sexta-feira, o basquete de Joinville lutará por uma vaga no grupo final da Liga das Américas, que será realizado em fevereiro, na Argentina. Mas, para isso, precisará superar o cansaço da exaustiva viagem para o México, que durou mais de 24 horas, e o pouco conhecimento que tem sobre os adversários que enfrentará.
Nesta quarta, às 22 horas, o time joinvilense entra em quadra contra o Obras Sanitarias, atual terceiro colocado do Campeonato Argentino. Nesta quinta, pega o Halcones Xalapa, do México, em partida disputada à meia-noite. Na sexta, joga contra o Malvin, campeão do Uruguai.
O técnico Alberto Bial não terá nenhum problema para montar o time. No primeiro dia em Xalapa, a equipe joinvilense ficou se recuperando da viagem e se adaptando ao clima da região. Na cidade mexicana, na terça, fez uma média de seis graus, contra os
30 de Joinville. No
grupo, a palavra oportunidade é muito enfatizada. Os atletas enxergam nos três jogos a possibilidade de um amadurecimento coletivo do time.
— Estamos em outro país, em outra cultura de basquete, esse é o momento ideal para o grupo dar um salto de crescimento. Podemos aprender muito nessa situação. Sempre pensando em vencer. Já estamos acostumados a superar situações adversas — comenta Bial.
Na Ciser/Araldite/Univille, há quem já sentiu o sabor de ser campeão sul-americano. Quando era jogador do Vasco, o armador Manteiguinha ergueu por duas vezes consecutivas o troféu de campeão e espera ter mais uma chance de brigar por um título internacional.
— Quem já foi campeão, sempre quer erguer mais uma vez a taça. Nosso time tem muita capacidade e não devemos em nada aos adversários. Vamos jogar de igual para igual com eles — comenta.
O regulamento da competição é simples: o primeiro colocado do quadrangular vai à fase final.
Duas equipes já estão classificadas: o
Espartanos de Marguerita (Venezuela) e Quimsa (Argentina).
Outros dois times brasileiros já disputaram a primeira fase da Liga das Américas. O Minas foi eliminado com três derrotas em três jogos. O Flamengo venceu uma e perdeu duas e também está fora da competição. Além do basquete de Joinville, o outro Brasileiro que pode ir para a fase final é o Universo/Brasília, que disputará seus jogos a partir do dia 22.
A partida de estreia, nesta quarta, terá o VT transmitido à meia-noite pelo canal SporTV. Quinta e sexta, o canal mostra os jogos ao vivo.
Nesta quarta, o time joinvilense entra em quadra contra o Obras Sanitarias, atual terceiro colocado do Campeonato Argentino
Foto:
Salmo Duarte
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.