Esportes | 18/11/2009 08h18min
A disputa foi equilibrada, mas valeu a vitória da seleção masculina sobre Cuba, na madrugada desta quarta, na estreia na Copa dos Campeões de vôlei, disputada em Osaka no Japão. O placar foi de 3 sets a 2 para o time de Bernardinho, com parciais de 25/22, 24/26, 25/18, 23/25 e 15/10.
Nesta quinta-feira, a equipe verde-amarela encara o Irã, às 2h30min (horário de Brasília). O maior pontuador do confronto foi o jovem ponteiro cubano Leon, de apenas 16 anos, com 22 pontos. Pelo time brasileiro, quem mais marcou foi o oposto Leandro Vissotto, com 18 acertos.
O jogo
O Brasil começou melhor a partida, errando menos que Cuba, que buscava muito as bolas rápidas com o meio-de-rede Camejo. Mantendo a boa recepção diante do poderoso saque cubano, os brasileiros deixavam o levantador Bruno com a bola na mão, o que facilitou sua distribuição de jogo.
Tanto no primeiro tempo técnico quanto no segundo, o Brasil estava a frente no placar. O comando da partida só foi perdido perto do fim do primeiro set (17/18), mas por pouco tempo. Bernardinho promoveu a inversão do 5-1 e conseguiu fazer com que seu time fechasse: 25/22.
Na segunda parcial, Cuba voltou com o mesmo ímpeto no saque, mas estava melhor no bloqueio. Esse fator, somado à queda de produção da recepção brasileira, fez com que a partida se complicasse para o Brasil.
Brigando bastante, a seleção brasileira chegou a ter a oportunidade de fechar o set, mas desperdiçou o ponto. Sendo assim, Cuba aproveitou e fechou: 26/24.
No terceiro set foi a vez do time caribenho errar bastante. A equipe esteve longe de ser a mesma da parcial anterior e acabou facilitando a vida dos brasileiros: 25/18. No entanto, na parcial seguinte, o equilíbrio voltou a dar o tom da partida.
O jogo seguiu ponto a ponto para as duas equipes até o ponteiro Leon fazer a diferença. O jovem talento cubano foi para o saque e acertou três aces seguidos, abrindo 22/19 para sua equipe. O técnico Bernardinho parou o jogo e conseguiu mexer com seus jogadores.
Na volta à quadra, o Brasil emplacou quatro pontos seguidos e virou: 23/22. Assim como no segundo set, os brasileiros perderam a chance de fechar o jogo, dando mais uma chance para Cuba, que fechou 25/23.
O tiebreak foi dominado completamente pelo Brasil. Mais experientes, os jogadores brasileiros não deram chances aos cubanos e fecharam 15/10.
Times:
Brasil - Bruninho, Leandro Vissotto, Giba, Murilo, Rodrigão e Lucas. Líbero: Serginho. Entraram: Théo, Marlon, Sidão
Cuba - Simón, Leon, Leal, Camejo, Sánchez e Hierrezuelo. Líbero: Gutierrez. Entraram: Hernandez, Bell.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.