Esportes | 15/11/2009 15h12min
Sete campeonatos, seis títulos, 45 jogos disputados e apenas duas derrotas – a primeira para a República Dominicana, em junho, na Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos, e a segunda para a Itália, na Copa dos Campões. Um aproveitamento de 96%. Das 43 vitórias conquistadas, 28 foram obtidas com o placar de 3 sets a 0, 11 por 3 a 1, e quatro por 3 a 2. É dessa forma que a seleção brasileira feminina de vôlei encerra a temporada de 2009. Em entrevista ao canal SporTV, o técnico José Roberto Guimarães fez sua análise do ano.
– O importante na Copa dos Campeões foi ter jogado com a Itália e ver como a equipe está se comportando. Na minha opinião, a Itália está em um nível um pouco acima e é o time a ser batido. Agora temos que começar a pensar no ano que vem. Fizemos muitos jogos, muitas viagens, e o cansaço foi tremendo. Foi uma temporada de ouro, muito boa – salientou.
Com o vice-campeonato da Copa dos Campeões, a seleção brasileira deixou de conquistar seu 10º título consecutivo - desde o dia 13 de julho de 2008 o Brasil vinha ocupando o lugar mais alto do pódio. Em 2008, além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, as brasileiras asseguraram o heptacampeonato do Grand Prix e ganharam a primeira edição do Torneio Final Four, em Fortaleza.
A seleção brasileira começou 2009 vencendo a Montreux Volley Masters, na Suíça. Depois veio a medalha de ouro na Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos, e em seguida, o octacampeonato do Grand Prix, na Ásia, e os títulos do Torneio Classificatório para o Mundial 2010, em Minas Gerais, e do Campeonato Sul-Americano, em Porto Alegre, e ainda o bicampeonato do Torneio Final Four, no Peru.
– Foi importante as jogadoras mais jovens participarem de competições internacionais desse nível – disse Zé Roberto.
– Legal ver também a Fabi ganhar o prêmio de melhor líbero da Copa dos Campeões. Foi merecido porque ela é muito dedicada e em muitos momentos comandou nosso time – destacou o técnico brasileiro.
Maior pontuadora da seleção brasileira nesta Copa dos Campeões, com 72 pontos – sendo 62 de ataque, seis de bloqueio e quatro de saque -, a oposto Sheilla também fez sua análise após a vitória sobre a Tailândia.
– Hoje tivemos a missão de ganhar este jogo e de jogar bem, e foi importante conseguirmos esta vitória. Ainda temos muito que melhorar e aprendemos bastante com a derrota para a Itália – ressaltou.
Já a capitã e levantadora Dani Lins, que não entrou como titular da equipe nas duas últimas partidas, elogiou a atuação de Ana Tiemi na Copa dos Campeões.
– Foi o campeonato da Ana. Ela jogou muito bem. Acho que o time foi bem, tirando o jogo com a Itália. Queríamos o primeiro lugar, é lógico, mas, agora, fica para a próxima – observou.
Ana Tiemi, por sua vez, disse que procura tirar o lado positivo do vice-campeonato.
– Poderia ter sido melhor, mas temos que pensar que tudo foi legal e que ainda temos muita coisa pela frente – reconheceu.
Com a medalha de prata da Copa dos Campeões na bagagem, a seleção brasileira retorna ao país nesta terça. A delegação desembarcará às 7h, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Mundial 2010
O principal compromisso da seleção brasileira em 2010 é o Campeonato Mundial – título ainda inédito para o vôlei feminino do Brasil. No próximo dia 24, em Tóquio, no Japão, sede da competição, ocorrerá a cerimônia para o sorteio dos grupos. Vinte e quatro países disputarão o título mundial.
Além de Brasil, Japão e Rússia, atual campeã, estão classificadas as seleções da China, Estados Unidos, Itália, Holanda, Cuba, Alemanha, Sérvia, República Dominicana, Coreia do Sul, Porto Rico, Canadá, Costa Rica, Peru, República Tcheca, Polônia, Turquia, Tailândia, Croácia, Cazaquistão, Quênia e Argélia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.