Esportes | 30/10/2009 22h40min
O nome de Daiane dos Santos consta na última lista divulgada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) de atletas que poderiam ser submetidos a exames antidoping durante período fora de competição. A relação, atualizada no dia 28 de agosto, pode ser consultada no site oficial da entidade.
De acordo com as normas antidoping da FIG, também explicadas no site, todos os atletas que estão relacionados nesta lista estão sujeitos a testes antidoping surpresas, que podem ocorrer a qualquer dia e em qualquer lugar sem aviso prévio.
O clube da ginasta gaúcha, o Pinheiros, divulgou nota nesta sexta-feira afirmando que a Daiane dos Santos estaria inelegível para exames antidoping desde 23 de outubro de 2008, quando avisou a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que estava machucada e fora da seleção brasileira. O exame que testou positivo para furosemida foi realizado em 2 de julho.
Na mesma nota, o clube paulista acusa a CBG de não ter comunicado oficialmente à FIG que Daiane estava fora da seleção brasileira de ginástica para realizar uma segunda cirurgia no joelho, feita em 25 de maio. Assim, se evitaria que a atleta fosse submetida a exames antidoping.
Ausente de competições desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto de 2008, Daiane foi flagrada pelo uso de furosemida, um diurético usado para perder peso e que pode esconder no organismo o uso de outras substâncias proibidas. Se for considerada culpada, a ginasta de 26 anos pode ser suspensa por até dois anos, o que poderia encerrar sua carreira.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.