Notícias

 | 16/10/2009 22h50min

Figueirense derrota Juventude e ingressa no G-4 da Série B

Schwenck, duas vezes, e Fernandes marcaram na vitória por 3 a 1

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

O Figueirense fez uma boa apresentação e derrotou o Juventude pelo placar de 3 a 1 na noite desta sexta-feira, dia 16, no estádio Orlando Scarpelli, diante de pouco mais de 5 mil espectadores. Schwenck, duas vezes, e Fernandes marcaram para os donos da casa no primeiro tempo, com Marcos Denner descontando para o Ju, também na primeira etapa.

>>> Assista aos gols do jogo no site da RBS TV

O resultado leva o time alvinegro aos 51 pontos, ultrapassando o Atlético-GO e assumindo a 4ª colocação da Série B, dentro do grupo de acesso à Primeira Divisão. O Juventude permanece na 15ª colocação, com 34 pontos. O Figueira agora torce por um tropeço do Atlético-GO (empate ou derrota) na partida deste sábado, dia 17, contra a Portuguesa, para confirmar a 4ª posição ao final da 30ª rodada.

O jogo

A partida começou com o Figueira tranquilo em campo, tocando a bola e buscando abrir espaços na defesa gaúcha. E foi assim que abriu o placar, logo aos 7 minutos: Egídio se deslocou para a direita do ataque e cruzou na medida para Schwenck, que cabeceou no canto esquerdo de Juninho, sem chance para o goleiro. Figueirense um a zero. 

O time da casa quase ampliou aos 10: o zagueiro Douglas se enrolou com a bola dentro da própria área e Egídio apareceu para concluir, mas a bola desviou no meio do caminho e saiu em escanteio. O Ju respondeu um minuto depois, quando Marcos Denner recebeu livre dentro da área, e Jeovânio surgiu de trás para fazer o corte e salvar a equipe catarinense.

Schwenck marca mais um

A equipe gaúcha quase empatou aos 21, com Diego Rosa, mas o atacante chutou para fora cara-a-cara com Wilson. Aos 30, Schwenck arriscou de fora da área e assustou o goleiro Juninho, mas a bola saiu à direita. Dois minutos depois, porém, o matador não perdoou: Fernandes fez belíssimo lançamento para Schwenck, que, sozinho dentro da área, só teve o trabalho de tocar na saída de Juninho. Décimo gol do atacante na Série B, e dois a zero para o Figueira frente ao Ju.

O Juventude se lançou ao ataque em seguida, tentando diminuir o placar, mas foi o Alvinegro quem quase aumentou. Lucas invadiu a área adversária aos 33 minutos e chutou forte, alto, para ótima defesa de Juninho. Aos 39, porém, saiu o gol gaúcho: Tiago Renz fez bom cruzamento da direita e Marcos Denner se antecipou a Jeovânio para marcar de cabeça. Dois a um no placar.

Fernandes faz o terceiro

O gol não assustou o time catarinense, que conseguiu aumentar a vantagem novamente aos 43 minutos. Lucas fez boa jogada pela direita e rolou para Fernandes, que, da entrada da área, chutou no canto direito do goleiro Juninho. A bola ainda desviou no zagueiro Douglas para matar o goleiro do Ju. Final de primeiro tempo com três a um no placar.

Jogo morno na segunda etapa

O Juventude voltou para o segundo tempo com duas substituições ofensivas: Gustavo e Irineu deram lugar a Jackson e Mendes (artilheiro da equipe no campeonato, com 13 gols). Mas as alterações não surtiram o efeito desejado, e a partida seguiu arrastada por boa parte da segunda etapa. A primeira chance foi do Figueira, aos 18 minutos, em cobrança de falta de Egídio que Juninho espalmou para o lado.

O time da casa teve grande chance de fazer o quarto gol aos 20, quando Lucas cruzou da direita após boa enfiada de Fernandes, mas Egídio, sozinho na pequena área, não alcançou a bola. Com a vantagem no placar, o Figueirense seguiu "cozinhando" o jogo, e a partida ficou muito truncada e sem chances claras de gol.

Pacheco quase transforma vitória em goleada no final

O Juventude tentou chegar ao segundo gol na base da insistência, lançando bolas altas na área alvinegra, mas os zagueiros do time catarinense e o goleiro Wilson estavam em uma noite segura e evitaram grandes riscos. A grande oportunidade de balançar as redes no segundo tempo só veio aos 44 minutos, e foi do Figueirense: Egídio serviu Vinicius Pacheco, livre de marcação, na direita, mas o meia, que havia acabado de entrar no lugar de Schwenck, chutou em cima de Juninho. A bola, desviada pelo goleiro, saiu riscando a trave direita.

Final de jogo no Scarpelli com 3 a 1 no placar para o Figueirense. O próximo desafio do Alvinegro no torneio é contra o Vila Nova, na terça, dia 20, às 21h50min, na casa do adversário, em Goiânia. No mesmo dia, às 21h, o Juventude recebe o América-RN em Caxias do Sul.


FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE (3)
Wilson; Roger Carvalho, Toninho e Jeovânio; Lucas (Alê), Paulinho, Roberto Brum, Fernandes, Maicon (Paulo Sérgio) e Egídio; Schwenck (Vinicius Pacheco).
Técnico: Márcio Araújo

JUVENTUDE (1)
Juninho; Douglas, Irineu (Mendes), Nenê; Bruno Teles (Maycon), Gustavo (Jackson), Walker, Bruno, Tiago Renz; Marcos Denner e Diego Rosa.
Técnico: Ivo Wortmann

Gols: Schwenck (F) aos 7 e aos 33 minutos, Fernandes (F) aos 43 minutos da primeira etapa. Marcos Denner (J) aos 39 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Schwenck e Paulinho (F); Tiago Renz, Diego Rosa e Maycon (J)

Arbitragem: William Marcelo Souza Nery, auxiliado por João Luiz Coelho e Francisco Pereira de Souza. (trio do RJ)
Horário: 21h.
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Público:
5.244
Renda: R$ 20.700

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.