Notícias

 | 12/10/2009 17h55min

Avaí não segura pressão e cede empate ao Botafogo no Rio

Leão chegou a abrir 2 a 0 no placar no primeiro tempo

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

O Avaí atuou bem no primeiro tempo e abriu 2 a 0, mas, a exemplo do jogo contra o Palmeiras, não conseguiu segurar a vantagem e cedeu o empate para o Botafogo na tarde desta segunda-feira, dia 12, no estádio Engenhão, Rio de Janeiro. Emerson, de cabeça, e William, ainda no primeiro tempo, marcaram os gols do Leão. Victor Simões fez os dois do Fogão no segundo tempo. O empate deixa o Avaí na 12ª colocação do Brasileirão, com 40 pontos. Já o Botafogo vai aos 32 pontos, ainda na 16ª posição, à beira da zona do rebaixamento.

>>> Assista aos gols de Botafogo 2 x 2 Avaí no site da RBS TV

Na próxima rodada, o Leão recebe o Goiás, na Ressacada, no sábado, dia 17, às 18h30min. Já o Botafogo vai a Belo Horizonte encarar o Cruzeiro no domingo, dia 18, às 18h30min.

O jogo

Antes do apito inicial, muita confusão no Engenhão. A torcida do Botafogo compareceu em maior quantidade do que o número de ingressos que foram colocados à venda (cerca de 30 mil) e passou boa parte do primeiro tempo tentando invadir o estádio. Os portões chegaram a ser abertos durante a partida para que os torcedores, com ingresso ou não, assistissem ao confronto.

Com a bola rolando, a primeira chance foi dos catarinenses. Léo Gago pegou sobra na intermediária aos 6 minutos e chutou de canhota, à esquerda do gol defendido por Jefférson. O Botafogo respondeu aos 9, em cruzamento de Alessandro, que Jobson cabeceou por cima. Aos 10, Jobson chutou forte de fora da área, e Martini espalmou para escanteio.

Emérson e William calam o Engenhão

Uendel, substituindo o suspenso Eltinho, fez boa jogada aos 13: ele recebeu na área e deu um chapéu em Alessandro, mas chutou fraco com a perna direita, para fora. Os donos da casa voltaram a assustar aos 25, quando Lucio Flavio cobrou falta rasteira com firmeza, para ótima defesa de Martini. Dois minutos depois Jobson fez um belo giro na entrada da área e bateu colocado; a bola beijou o travessão avaiano antes de sair.

Quando a torcida botafoguense mais cantava e tentava empurrar o time, o Avaí abriu o placar. Caio cobrou falta na área aos 35 minutos, e Emerson subiu para cabecear no canto esquerdo de Jefferson: Avaí um a zero. O gol desnorteou os donos da casa, que sofreram o segundo aos 43: Caio chutou, a bola espirrou na defesa e sobrou para William dentro da área; o atacante ganhou a dividida com Wellington e soltou a bomba em chute cruzado. A pelota ainda bateu na trave direita antes de entrar. Final de primeiro tempo com 2 a 0 para o Leão no placar.

Avaí começa bem, mas cai no segundo tempo

O Botafogo voltou para o segundo tempo com o atacante Victor Simões no lugar de Léo Silva, deixando o time carioca com praticamente quatro atacantes: Reinaldo, André Lima, Victor Simões e Jobson, este último um pouco mais recuado. Ainda assim, quem dominou as ações no início da etapa derradeira foi o Avaí. Aos 10, William prendeu bem e tocou para Léo Gago ajeitar para Caio; o camisa 10 girou e bateu com perigo, à direita de Jefferson.

Um minuto depois, Assis soltou a bomba de canhota, do meio da rua, para linda defesa de Jefferson. Aos 14, porém, um prenúncio do que estava por vir. Jobson foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou na cabeça de Victor Simões, que, sozinho na área, mandou para fora. Aos 18, não teve jeito: Lucio Flavio cobrou falta na área, a zaga azurra não afastou, e a bola sobrou dentro da área para Victor Simões soltar a canhota e estufar as redes: dois a um no placar.

Botafogo iguala em lance polêmico

O Leão escapou de levar o empate aos 23: Jobson invadiu a área e chutou em cima de Martini; na sobra, Augusto tentou afastar e carimbou as costas do goleiro, que estava caído. A bola já ia cruzando a linha do gol, quando Emérson deu um chutão para salvar o Avaí. Cinco minutos mais tarde, Jobson, sempre ele, recebeu na área, tirou Uendel da jogada e chutou por cima do gol.

A pressão carioca, porém, surtiu efeito aos 32 minutos. Nova cobrança de falta de Lucio Flavio na área: Martini saiu mal do gol, André Lima dividiu pelo alto com Emerson, e a bola caiu nos pés de Victor Simões, que chutou para marcar seu segundo gol no jogo. Os jogadores do Leão partiram para cima de André Luiz de Freitas Castro pedindo uma falta de André Lima no lance com Emerson, mas o árbitro ignorou as reclamações. Resultado: William acabou expulso por ofender o trio de arbitragem.

Leão se segura no final

A partida ficou dramática nos minutos finais, com o Botafogo tentando pressionar, e o Avaí se segurando como podia, com um atleta a menos. Aos 40, Victor Simões cabeceou por cima. Um minuto depois, Lucio Flavio cobrou falta direto para o gol, quando Martini esperava o cruzamento, quase surpreendendo o arqueiro. Nos acréscimos, Juninho, capitão do Bota, levou o segundo amarelo após cometer falta em Roberto e foi expulso. Final de jogo no Engenhão: Botafogo 2 x 2 Avaí.

Ficha técnica

Botafogo (2)

Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego (Renato); Leandro Guerreiro, Léo Silva (Victor Simões), Lucio Flavio e Reinaldo (Reinaldo); Jobson e André Lima.
Técnico: Estevam Soares

Avaí (2)
Eduardo Martini, Augusto, Rafael e Emerson; Luís Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Caio (Marcus Vinícius), Assis (Fabinho Capixaba) e Uendel; William.
Técnico: Silas

Gols: Emerson (AVA), aos 37 minutos, e William (AVA), aos 44 minutos do primeiro tempo. Victor Simões (BOT), aos 18 minutos e aos 33 minutos do segundo tempo.

Cartão vermelho: Juninho (BOT); William (AVA)
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro e Juninho (BOT); Caio e Ferdinando (AVA)  
Público: 33.641
Renda: R$ 320.470,00.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Cristhian Passos Sorence (GO)

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.