Notícias

Esportes  | 08/10/2009 15h28min

Porto Alegre comemora 50 anos do primeiro mundial de vela do hemisfério sul

Velejadores veteranos e campeões da atualidade participam de evento

O Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, dá início às comemorações do Cinquentenário do Campeonato Mundial da Classe Snipe de 1959 nesta noite. O evento marcou o mundo esportivo na época, pois foi o primeiro realizado fora dos Estados Unidos e da Europa, reunindo tripulações de 16 países na capital gaúcha.

A celebração terá regatas até o dia 11 de outubro, com a participação de diversos velejadores que estiveram na cidade na época e de atletas da atualidade, como os gaúchos campeões Mundiais e Pan-Americanos Alexandre Paradeda, Nelson Piccolo e Carlos Henrique De Lorenzi.

O Mundial de Snipe de 1959 reuniu grandes nomes do iatismo internacional no Jangadeiros. Os campeões foram os dinamarqueses Paul Elvstroem e Erik Johansen, seguidos pelos cubanos Gonzalo e Raul Diaz.

A tripulação brasileira foi formada inicialmente pela dupla Nelson Piccolo e Gabriel Gonzalez, substituído posteriormente por Waldemar Bier devido a um profundo corte no pé.

Além de Bier, de Piccolo e do timoneiro vice-campeão Gonzalo Diaz, também confirmaram presença o belga Christian Nielsen, o inglês Louis W. Triay, o norte-americano Richard Tillmann e o francês Jean Machy. Todos competiram no Mundial de 59.

Programação:

Quinta-feira, 8 de outubro:
19h - Coquetel de recepção e inauguração da exposição de fotos do Mundial de 1959

Sexta-feira, 9 de outubro:
11h - Primeira regata
15h - City tour pela cidade
20h - Jantar dançante

Sábado, 10 de outubro:
11h - Segunda regata
19h - Churrasco

Domingo, 11 de outubro
11h - Terceira regata
15h - Cerimônia de encerramento e entrega de prêmios

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.