| 28/09/2009 20h17min
A goleada de 4 a 0 sobre o Paraná no último sábado, dia 26, aumentou a probabilidade do Figueirense de conseguir o acesso à Série A 2010. Segundo cálculos do site Chance de Gol, o time catarinense tem agora 35,1% de chances de retornar à Primeira Divisão. O rebaixamento para a Série C também pode ser descartado pela torcida, já que a probabilidade é de menos de 0,01%.
Para conquistar o título da Série B, no entanto, a tarefa alvinegra é quase impossível: apenas 0,03% de probabilidade, contra 98,6% de chances do Vasco, adversário no jogo desta terça-feira, dia 29. O site também estipula as chances do Alvinegro de derrotar a equipe cruzmaltina: segundo os cálculos, há 11,8% de probabilidade do Figueira voltar com uma vitória do Rio de Janeiro; 68,7% do Vasco vencer e 19,5% de sair um empate. Os times se enfrentam às 21h, no estádio São
Januário.
Com relação às
demais equipes que lutam para terminar entre os quatro primeiros, o Atlético-GO possui 91,5% de chance de conseguir o acesso; o Guarani tem 73,5%, o Ceará 51% e o São Caetano, atrás do Figueira na tabela, tem 34,6% de probabilidade.
Todos os cálculos do Chance de Gol são baseados em probabilidades, que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas desenvolvidas e testadas detalhadamente desde a Copa do Mundo de 1998. O sistema foi elaborado por Marcelo Arruda para sua tese de Doutorado, defendida na Universidade de São Paulo (USP).
Figueira pode ingressar no G-4
Uma vitória sobre o Vasco levaria o Figueirense, atualmente na quinta colocação, aos 45 pontos na tabela da Série B. Caso o Ceará perca ou empate o jogo contra o Campinense, também na terça-feira, a equipe catarinense ultrapassaria os nordestinos e assumiria a quarta colocação, dentro do grupo de acesso à Primeira Divisão. O time carioca é o líder isolado da
competição, com 55 pontos.
Histórico do confronto
Vasco e Figueirense já cruzaram caminhos em 21 oportunidades. Foram 15 confrontos pela Série A e um pela Série B, além de quatro amistosos e um jogo pelo extinto torneio Triangular Imprensa. O time carioca leva vantagem: foram sete vitórias vascaínas, contra três do Figueira e mais 11 empates.
O primeiro encontro entre as equipes foi no Campeonato Brasileiro de 1973, em jogo que terminou com empate sem gols. O último confronto ocorreu pela oitava rodada da Série B deste ano, com mais um empate, desta vez em 1 a 1. Outro dado pode animar o torcedor alvinegro: há dois anos o time de Florianópolis não sabe o que é perder para o Vasco. Desde então, foram duas vitórias do Figueira e três empates, incluindo o jogo do primeiro turno.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.