Esportes | 18/09/2009 10h33min
O astro português Cristiano Ronaldo anotou dois gols de falta durante a vitória por 5 a 2 sobre o Zurique, na rodada de abertura da Liga dos Campeões. De acordo com o site do jornal esportivo espanhol As, a bola chutada no segundo gol do melhor jogador do mundo chegou a uma velocidade de 103km/h.
Cristiano Ronaldo só fica atrás de Roberto Carlos, que, no auge da carreira, fazia a bola andar em uma velocidade de entre 106 e 115km/h. A maior velocidade atingida pelo lateral foi a "bomba inteligente" em um amistoso entre Brasil e França, em 1997, quando a bola chegou a 122km/h. A reportagem ainda cita Juninho Pernambucano, que também já superou os 100km/h em algumas cobranças.
"Um míssil envenenado. O português chega a uma velocidade recorde e os gols de falta seguirão saindo", diz o jornal, que lembra que, além da velocidade, o chute de Cristiano Ronaldo é "carregado de efeito".
De acordo com o As, cientistas especializados na biomecânica do futebol avaliam que a velocidade de uma cobrança de falta, sem buscar a precisão, varia de 87,4km/h a 95,76km/h.
"Há poucos jogadores de futebol talentosos que ultrapassam estes limites, e um deles é Cristiano Ronaldo", diz a reportagem.
No primeiro gol do português, a bola teve velocidade de 94,9km/h, em uma distância de 24m. No segundo, 103km/h. "Isto é, os chutes do português estão sempre em torno de 100 km/h", conclui o jornal.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.