| 11/09/2009 00h
Após mais de um mês de votação pelo clicEsportes, foi definida a seleção do Grêmio de todos os tempos. Foram 57,2 mil participantes no total. Saiba quem foram os vencedores e leia sobre eles abaixo. Confira também o depoimento de dois deles, Roger e Dinho, em áudio:
• Goleiro
Danrlei, goleiro - 54%
Símbolo do Grêmio multicampeão dos anos 1990. Seu estilo falastrão e suas declarações de amor ao clube o transformaram em um dos maiores ídolos da torcida. Além, é claro, das defesas improváveis que realizava, principalmente em Gre-Nais.
• Lateral-direito
Arce,
lateral-direito - 80%
Exímio cobrador de faltas, o paraguaio era um dos principais jogadores do time vencedor da
década de 1990. Ajudou a consagrar Jardel com seus cruzamentos milimétricos na cabeça do artilheiro.
• Zagueiros
De León, zagueiro - 34%
Capitão das primeiras conquistas internacionais, teve sua imagem eternizada ao levantar a taça da Libertadores 1983 com sangue escorrendo pelo rosto. Anos depois, contou que havia se machucado com um parafuso do troféu, mas isso não diminuiu a importância do momento.
Adilson, zagueiro - 20%
O capitão América, responsável por erguer as importantes taças conquistadas nos 1990. Seguro na defesa e um líder nato em campo, não surpreende que tenha virado treinador. Marcou época durante a Libertadores de 1995
cantando o refrão "Deus é gaúcho".
• Lateral-esquerdo
Roger, lateral-esquerdo - 52%
Nunca foi craque, mas a aplicação na marcação e a precisão nos cruzamentos fizeram dele chave do grande time montado por Felipão na década de 1990.
• Meio-campistas
Dinho, volante - 19%
Idolatrado pela torcida como o ícone da raça gremista. Volante brigador e raçudo, acertava também bons lançamentos. Natural do sertão sergipano, é chamado carinhosamente pelos gremistas de "cangaceiro".
Emerson, meia e volante - 13%
Integrante do time de Felipão
a partir de 1996. Consagrou-se no título brasileiro daquele ano. Marcava e apoiava com a mesma naturalidade. Virou
volante e foi titular da Seleção Brasileira durante anos.
Ronaldinho, meia e atacante - 19%
Antes de assombrar o mundo e ser escolhido melhor jogador do planeta duas vezes, o guri da Vila Nova ficou famoso ao desmoralizar Dunga em um Gre-Nal. Seria um dos maiores ídolos da torcida gremista, não fosse sua saída para o PSG em 2001.
Carlos Miguel, meia - 10%
Armador clássico, era parte importante do time vitorioso de Felipão. Mais tarde, ainda passou pelo Inter, mas continuou marcado como um dos grandes nomes da história recente do Grêmio.
• Atacantes
Renato, atacante - 43%
Idolatrado
pela torcida por seus dribles e gols e pela aversão ao rival Inter. Famoso também pelas festas e temperamento difícil. Foi o herói do Mundial de 1983, com dois gols na final contra o Hamburgo.
Jardel, centroavante - 34%
Matador nato, ficou marcado pelos inúmeros gols de cabeça e virou um dos maiores artilheiros do clube. Foi goleador da Libertadores 1995, com a inesquecível camisa 16.
• Técnico
Felipão, técnico - 86%
Contestado pela torcida no início, foi mantido por Fábio Koff e se tornou um dos maiores da história. Montou o time da década de 1990, que ganhou Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copas do Brasil. Até o Banguzinho
(time reserva) ganhou o Gauchão de 1995.
• Comente a seleção do Grêmio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.