Esportes | 07/09/2009 13h27min
A Seleção Brasileira reencontra Salvador após 10 anos e defende uma invencibilidade de 75 anos na cidade. A partida contra o Chile, quarta-feira, no Estádio de Pituaçu, será a 18ª da história na capital baiana. Até o momento foram 12 vitórias e cinco empates. As informações são do GloboEsporte.com.
A primeira visita foi para duelos contra times locais, em 1934. As partidas aconteceram no Estádio Campo da Graça, já extinto. Depois de um hiato de 35 anos, e já na Fonte Nova, novamente o Brasil enfrentou um clube: o Bahia. O primeiro adversário internacional que encarou a “Boa Terra” foi a Espanha, em 1981. Vitória brasileira por 1 a 0.
No entanto, apesar dos repetidos triunfos, há uma passagem negativa na relação entre seleção e soteropolitanos. Na Copa América de 1989, o último jogo da primeira fase - contra o Paraguai - teve de ser transferido para Recife por causa do comportamento hostil dos torcedores. Inconformados com corte do atacante Charles às vésperas da competição, os baianos vaiaram até a execução do hino nacional e ainda atiraram um ovo em Renato Gaúcho.
Desde então não houve mais partidas oficiais em Salvador. Apenas amistosos. O último deles aconteceu em julho de 1999: empate por 2 a 2 com a Holanda.
Na atual visita, em vez de protestos ou ovos, muito carinho. Com a classificação para a Copa do Mundo embaixo do braço, o time verde-amarelo desembarcou na manhã de domingo recepcionado por buzinaço e festa.
Os jogadores estão concentrados em um resort na praia de Itapuã e, mesmo reclusos, recebem demonstrações de carinho. No treinamento dos reservas, realizado no campo de golfe, cerca de 40 pessoas se espremeram no lado de fora da grade do hotel para tietar.
– A Seleção quer jogar onde está o povo. Todo mundo comenta a felicidade por nos ver em Salvador novamente. Queremos fazer uma boa apresentação e vencer a partida – disse o técnico Dunga.
O Brasil recebe o Chile nesta quarta-feira, às 21h50min (de Brasília), no Estádio de Pituaçu. A RBSTV transmite ao vivo.
Seleção Brasileira volta a campo na quarta, após a vitória sobre a Argentina
Foto:
Eduardo Di Baia, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.