| 28/08/2009 23h02min
O Figueirense teve muita dificuldade, mas conseguiu bater o ABC-RN no Orlando Scarpelli, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, pela Série B. O gol de Marcelo, aos 19 minutos do segundo tempo, levou o alvinegro aos 33 pontos, na sexta posição. O resultado deixou o Figueira a quatro pontos do G-4 — o Ceará é o quarto colocado com 37 pontos. Já o ABC permanece com 18 pontos, agora na lanterna do campeonato.
>>> Assista ao gol no site da RBS TV
O jogo começou com o ABC todo fechado na defesa, e o Figueirense procurando espaços na base do toque de bola. A primeira chance do jogo foi de Rafael Coelho, que invadiu a área e bateu de esquerda, mas foi bloqueado pela defesa. Logo em seguida Fernandes pegou a sobra de uma cobrança de escanteio e mandou para longe do
gol.
A partir daí, a equipe potiguar passou
a abusar das faltas todas as vezes em que o time alvinegro tentava sair para o ataque. Paulo Sérgio, Carlinhos e Rafael Coelho sofreram com as chegadas dos defensores do ABC, mas o primeiro cartão só saiu aos 19, para Augusto Recife. O próprio Recife havia obrigado Dalton a realizar dfícil defesa em chute fora da área minutos antes, na única boa chance do time nordestino no primeiro tempo.
Aos 22 minutos, Carlinhos arriscou de longe, a bola quicou no gramado molhado e quase enganou o goleiro Raniere, que defendeu com o pescoço. Aos 31, a primeira mudança no ABC: saiu o camisa 10 Gedeon para a entrada de Tucho. A alteração não mudou o panorama da partida, que continuou com muitas faltas no meio de campo.
A melhor chance do Figueira na primeira etapa veio aos 37 minutos. Fernandes fez linda jogada pela direita, deu um chapéu em Fabiano e cruzou rasteiro. Paulo Sérgio dividiu com o zagueiro Gaúcho e a bola sobrou limpa para Rafael Coelho próximo à pequena área,
mas Audálio se
recuperou e bloqueou o chute. O primeiro tempo terminou como começou: 0 a 0 no placar.
Marcelo entra e marca o gol da vitória
O Figueira voltou com o atacante Marcelo no lugar do lateral-esquerdo Massari. Com isso, o zagueiro Edson foi deslocado para a lateral e o Figueira atuou no 4-4-2. A mudança surtiu efeito e o time passou a criar mais jogadas de ataque. Logo no primeiro minuto, Paulo Sérgio chutou colocado da entrada da área e obrigou Raniere a fazer belíssima defesa.
O ABC respondeu aos quatro minutos com Selmir, que limpou o lance dentro da área, mas Toninho chegou a tempo de impedir a finalização. Quatro minutos depois, foi a vez de Rafael Coelho levar perigo. Ele cabeceou a bola no travessão após cruzamento que veio da direita.
Aos 14 minutos, a primeira expulsão da partida. Marquinhos levou o segundo amarelo por falta no meio e foi para o chuveiro mais cedo. O Figueirense
aproveitou a vantagem numérica e conseguiu abrir o placar cinco
minutos mais tarde. Após bola levantada na área por Rafael Coelho, Marcelo dominou e bateu de direita, rasteirinha, para abrir o placar.
Rafael Coelho quase ampliou aos 23, em chute rasteiro de fora da área que Raniere espalmou para escanteio. O jogo foi ficando cada vez mais disputado, com o Figueirense retribuindo as diversas faltas que sofreu do ABC no primeiro tempo. Mas quem acabou expulso foi outro jogador do time visitante. Ricardinho pôs a mão na bola no meio de campo e levou o segundo amarelo na partida.
Os próximos 10 minutos de jogo foram de muitas divididas duras e poucas jogadas de perigo. Paulinho levou o terceiro cartão amarelo aos 40 e está fora da próxima partida, contra a Portuguesa, ainda sem local definido. Marcelo teve a chance de fazer seu segundo gol três minutos depois, mas o chute de perna direita acabou na trave.
O ABC ainda teve tempo de assustar aos 46, em chute de fora da área de Gaúcho, que Dalton não conseguiu
segurar, mas a defesa afastou. Marcelo
e Rafael Coelho ainda tiveram excelentes oportunidades de aumentar o placar, ambos sozinhos contra o goleiro, mas o primeiro chutou em cima de Raniere e o segundo isolou a bola com a perna esquerda.
No final, o placar de 1 a 0 acabou sendo suficiente para conceder os três pontos ao time catarinense, que agora deve ter mais tranquilidade para se preparar para o confronto contra a Portuguesa na terça-feira, 1º de setembro, às 21h, ainda sem local definido após a confusão envolvendo dirigentes e jogadores no vestiário do Canindé, interditado nesta sexta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Ficha técnica
Figueirense (1)
Dalton; João Filipe (Jairo), Toninho e Edson; Lucas, Carlinhos (Diego Paulista), Paulinho, Fernandes e William Massari (Marcelo); Paulo Sérgio e Rafael Coelho
Técnico: Roberto
Fernandes
ABC-RN (0)
Ranieri; Audálio, Gaúcho e Fabiano; Chiquinho,
Marquinhos, Augusto Recife, Gedeon (Tucho) e Rogerinho (Rafael); Ricardinho e Selmir (Edson)
Técnico: Flávio Lopes
Gol: Marcelo, aos 19 minutos do segundo tempo (FIG).
Vermelhos: Marquinhos e Ricardinho (ABC)
Amarelos: João Filipe, Carlinhos, Fernandes, Rafael Coelho, Marcelo e Paulinho (Figueirense) Augusto Recife, Gedeon, Marquinhos e Ricardinho (ABC).
Arbitragem: Nilo Neves de Souza Júnior, auxiliado por Aparecido Donizetti Santana e Pedro Martinelli Christiano (trio do PR).
Público total: 4.486
Renda: R$ 14.995,0
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.