Esportes | 26/08/2009 07h01min
Quem viu a desenvoltura com que o lateral-esquerdo Lúcio participou do treinamento de ontem poderia duvidar de que ele tivesse sofrido uma lesão considerada rara pelos especialistas em medicina esportiva.
Em setembro de 2007, um mês após ter sido contratado pelo Hertha Berlin, ele foi dado como incapacitado para voltar ao futebol, após os médicos do clube alemão diagnosticarem uma associação incomum de lesões em seu joelho direito. Lúcio ficou parado por 10 meses. Parte da recuperação foi realizada com um fisioterapeuta no Brasil, em sessões de sete horas.
Entusiasmado com o desempenho de Lúcio no treino, Paulo Autuori não hesitou em relacioná-lo para a partida contra o Botafogo, sábado. A condição legal de jogo deverá chegar até amanhã, a tempo de seu nome ser publicado no Boletim Informativo Diário (BID).
Lúcio jogou apenas 12 partidas completas desde sua volta aos gramados, em junho de 2008. Mas chega ao Olímpico com a vantagem de ter
participado da pré-temporada do Hertha Berlin,
realizada na Áustria.
– Ele só precisa de bola e ritmo de jogo. Não necessita de um trabalho específico, como alguns jogadores recém-contratados – Gilvan Santos.
O retorno ao Olímpico foi cercado de todos os cuidados, mesmo que o jogador tivesse sido relacionado para alguns jogos do campeonato alemão. Antes de assinar contrato por um ano, Lúcio passou o fim de semana envolvido com exames de ressonância magnética e Raio X e testes de força e equilíbrio muscular.
– As notícias que vinham da Alemanha nos deixaram ansiosos em relação aos testes que ele realizaria aqui – admite o coordenador médico Márcio Bolzoni.
Satisfeito com as participações de Bruno Collaço na lateral-esquerda, Autuori não descarta utilizar Lúcio no meio-campo. Diz que a velocidade do jogador na armação será importante para que o ataque ganhe em movimentação.
Foi nessa função que Lúcio destacou-se a partir do segundo semestre de 2007, pouco antes
de sua venda ao Hertha. Como Tcheco estava lesionado, o
técnico Mano Menezes testou-o como armador. No Gre-Nal do returno do Brasileirão, no Beira-Rio, Lúcio fez um dos gols da vitória por 2 a 0 do Grêmio.
Se depender da preferência de Lúcio, ele será concorrente de Collaço.
– Jogar na meia, só quando precisar mesmo. Voltei ao Grêmio como lateral – avisa.
Lúcio jogou apenas 12 partidas completas desde sua volta aos gramados, em junho de 2008
Foto:
Mauro Vieira
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.