| 20/08/2009 15h16min
Correção: Entre 23h10 desta quarta-feira e 15h11min desta quinta-feira, foi informado equivocadamente que o Avaí venceu o Vitória por 2 a 1 na última rodada. Na realidade, o Leão da Ilha derrotou o Náutico. Além disso, o Marquinhos não era o capitão da equipe que conseguiu o acesso — a braçadeira era usada por Batista. O texto abaixo está corrigido.
Se entrar em campo contra o Atlético-MG nesta quinta-feira, dia 20, às 21h, no Mineirão, o meia Marquinhos irá completar 150 jogos com a camisa do Avaí. Em sua terceira passagem pela Ressacada, o jogador de 27 anos é hoje o capitão do time e peça fundamental na equipe vitoriosa do técnico Silas.
Natural de Biguaçu, na Grande Florianópolis, Marquinhos nunca escondeu que era torcedor do Leão da Ilha. Revelado no clube, ele foi promovido para o elenco principal com 17 anos, em 1999.
Desde então, segundo levantamento divulgado pelo site oficial do Avaí, o meia atuou 149 vezes com a camisa azurra: foram dois amistosos, 68 jogos pela Série B, 15 pela Série A, 58 pelo Catarinense, quatro pela Copa Sul-Minas e dois duelos pelo Constantino Cury — torneio disputado em 2000 que ainda teve como participantes o São Paulo, a Seleção do Haiti e o FC Uralan Elista, da Rússia.
A pesquisa sobre o currículo do jogador, realizada pelo historiador Spyros Apostolo
Diamantaras, que é conselheiro do clube,
ainda apontou que Marquinhos marcou 38 gols, levou 20 cartões amarelos e cinco vermelhos nas atuações pelo time azurra.
Estreia foi em derrota para o Verdão
A primeira vez que jogou pela equipe principal do Avaí foi na derrota para a Chapecoense, por 3 a 0, em 4 de abril de 1999, pelo campeonato estadual. Dez dias depois, o atleta fez o seu primeiro gol como profissional na vitória por 4 a 0 sobre o Lages.
Ele permaneceu no clube até 2000, quando foi negociado com o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Em 2002, Marquinhos retornou ao Brasil e passou por Flamengo, Paraná, São Paulo e Coritiba. Mais tarde, teve uma nova passagem pelo Leão, no segundo semestre de 2006.
Terceira passagem é histórica
No ano passado, o meia desembarcou na Ressacada para viver a fase mais vitoriosa de sua carreira. Ele integrava a equipe que conseguiu o acesso à elite do futebol
brasileiro, depois de mais de três décadas de espera da torcida avaiana.
Já nesta
temporada, destacou-se na campanha do 14º título estadual do Leão e foi eleito o craque da Campeonato Catarinense. Mas pode-se dizer que o seu momento em 2009 aconteceu recentemente. Há duas semanas, o ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, classificou o jogador como o melhor meia do do futebol brasileiro.
Na última partida pela Série A, o capitão avaiano marcou um golaço aos 44 minutos do segundo tempo nos 2 a 1 que o Leão da Ilha aplicou sobre o Náutico. Com isso, Marquinhos chegou ao seu quinto gol no Brasileirão. Há quase um ano, no dia 22 de agosto de 2008, o meia azurra completou o seu 100º jogo pelo Avaí na vitória por 3 a 1 sobre o Paraná, na Ressacada. Na partida em questão, Marquinhos marcou um gol e, além dele, também anotaram o goleiro Eduardo Martini e Evando, que trocou o Avaí pela Ponte Preta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.