Notícias

 | 15/08/2009 20h33min

Avaí sofre, mas garante vitória sobre o Náutico por 2 a 1

Leão fecha turno do Brasileirão com série invicta de nove jogos

Ana Rosa  |  ana.rosa@rbsonline.com.br

O Avaí sofreu, mas conseguiu garantir a vitória por 2 a 1 diante do Náutico na noite deste sábado, dia 15, para fechar com uma série invicta de nove jogos o turno do Brasileirão. Com a vitória no estádio da Ressacada, o Leão da Ilha aparece na quinta colocação na tabela, com 30 pontos. O Timbu segue em situação complicada, na zona de rebaixamento, no 17º lugar, com 18 pontos.

>>> Gols no site da RBS TV

O placar na Ressacada foi aberto com Eltinho, que marcou o primeiro do time da casa com um belo gol de falta, aos 24 minutos do primeiro tempo. Depois, o Leão da Ilha sofreu um gol contra do zagueiro Emerson, aos oito da etapa final. A vitória só veio com um golaço de Marquinhos, aos 44 minutos. O Náutico ainda teve a expulsão de Rudney, aos 17 da etapa complementar.

Próxima rodada

Pela abertura do returno do Brasileirão, o Avaí enfrenta o Atlético-MG na próxima quinta-feira, no Mineirão. No mesmo dia, o Timbu recebe o Goiás. 

O jogo

A partida no estádio da Ressacada teve ingredientes de sobra para deixar o torcedor nervoso: bolas na trave, gol contra, expulsão e arbitragem confusa.

Pelo lado do Avaí, o técnico Silas manteve a receita que vem dando certo e entrou com o time vem sendo a sensação do campeonato brasileiro por conta de uma arrancada impressionante na competição. Já o desesperado Timbu entrou em campo com uma formação 4-4-2 e teve dificuldades para se encontrar na partida.

A iniciativa do jogo foi do Leão da Ilha. Aos quatro minutos, Marcus Winícius cruzou na medida para Marquinhos, que apreceu para completar, mas não dominou. Um pouco depois veio a resposta do Timbu com Patrick. Aos 10, ele surgiu pela linha de fundo, exigindo uma boa defesa de Eduardo Martini.

Golaço de Eltinho

O jogo seguiu sem muitas emoções até os 24 minutos. Foi quando o lateral Eltinho cobrou uma falta com perfeição e estufou a rede do goleiro Gledson, que não teve chance: 1 a 0 para o Leão da Ilha.

Aos 32, o mesmo Eltinho voltou a assutar o arqueiro do Timbu. Ele recebeu na meia esquerda e bateu bonito de canhota, de primeira. Desta vez, porém, Gledson defendeu. Três minutos depois, mais Avaí na área do Timbu. Muriqui tocou da esquerda para  Marquinhos, que fez o corta-luz, e William finalizou para fora.

Mais emoções no segundo tempo

A etapa final foi mais eletrizante. Logo no primeiro minuto, Marquinhos tocou de primeira para Muriqui, que dominou no peito, mas chutou no goleiro Gledson.

Um pouco depois, um lance polêmico agitou a partida. Marquinhos reclamou com o auxiliar que o zagueiro Asprilla teria matado uma bola com a mão na área, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio, do Distrito Federal, deu lance normal.

Fogo amigo

Melhor na partida, o Avaí foi vítima de "fogo amigo" e se complicou sozinho no jogo. Aos oito minutos, Rudnei cruzou e Emerson cabeceou contra o patrimônio, empatando para o Timbu.

O zagueiro tentou se redimir logo em seguida. Aos 12, Muriqui faz linda jogada pela esquerda e tocou para Emerson, que acertou o travessão. A sobra ficou com Luís Ricardo que, de primeira, chutou para a linha de fundo. Dois minutos depois, Muriqui cruzou para Léo Gago, que bateu forte e mandou por cima da meta do Náutico.

Na sequência, mais uma bola na trave para desespero dos 10 mil torcedores que compareceram na noite deste sábado na Ressacada. Em jogada de contra-ataque, o meia Marquinhos bateu uma bomba, que foi direto no travessão superior do Timbu.

Na busca desenfreda pelo gol, o Avaí conseguiu a vantagem numérica em campo aos 17 minutos. Rudnei tentou dar um carrinho, levou o segundo amarelo e tomou o cartão vermelho. Com um a mais, o time da casa foi para cima e permitiu espaços para o Náutico, que levou perigo com alguns contra-ataques.

Boa atuação de Eltinho

O lateral Eltinho, em uma atuação de gala, voltou a infernizar Gledson. Aos 29, ele arriscou um belo chute pela esquerda, que tirou tinta da trave do Timbu. No minuto seguinte, mais perigo azurra. O mesmo Eltinho tocou para Muriqui que, livre na área, perdeu um gol feito.

Na reta final da partida, outra polêmica envolvendo a arbitragem. Wilton Pereira Sampaio teria apontado pênalidade por conta de uma bola na mão de Marquinhos, mas depois mudou o gesto apontando que a bola foi no peito do jogador avaiano. A mudança na decisão provocou muita reclamação do time pernambucano, inclusive do técnico Geninho após o jogo.  

Quando a partida já se encaminhava para o fim com um gosto amargo do empate para os torcedores do Avaí, brilhou a estrela do camisa 10 do Leão. Após excelente passe de Leo Gago, Marquinhos acertou de primeira, com o peito do pé, e marcou um golaço na Ressacada para fechar em grande estilo o turno do Brasileirão para o Avaí.


FICHA TÉCNICA

Avaí (2)

Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Emerson (Fabinho Capixaba); Luís Ricardo (Roberto), Marcus Winícius, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e William (Anderson Luís).
Técnico: Silas

Náutico (1)

Glédson; Patrick (Sidny), Nilson, Asprilla (Kuki) e Michel; Rudnei, Derley, Anderson Santana e Juliano; Carlinhos Bala e Márcio Barros (Márcio).
Técnico: Geninho

Gols: Eltinho, aos 24 minutos do primeiro tempo (A). Emerson (Contra), aos oito minutos, e Marquinhos, aos 44 minutos do segundo tempo (A).

Cartão Vermelho: Rudnei (N)

Cartões Amarelos: Augusto, Roberto, Emerson e Marcus Winícius (A). Anderson Santana, Derley, Rudnei e Nilson (N).

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Marrubson Melo Freitas e César Augusto de Oliveira Vaz (Trio do DF)

Público total: 10.016

Renda: R$ 51.450,00

Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.