Esportes | 10/08/2009 10h40min
Quatro clubes brigam pelo título simbólico de "campeão" do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2009 - Palmeiras, Goiás, Atlético-MG e Inter. A última rodada será disputada no próximo fim de semana, mas o "vencedor" do turno poderá ser conhecido apenas durante a segunda metade da competição devido aos jogos adiados do Colorado. As informações são do GloboEsporte.com.
Nas seis edições anteriores do Brasileirão disputadas no sistema de pontos corridos, em cinco o clube que fechou a primeira metade no topo da tabela, acabou campeão. Somente no ano passado a história foi diferente, com o Grêmio sendo superado pelo São Paulo na segunda metade do certame.
Líder do Nacional, com 35 pontos, o Palmeiras é a equipe com mais chances de terminar na frente. Com dois jogos a disputar, o Alviverde pode chegar a 41 pontos. Se vencer o Atlético-MG na próxima quarta-feira e o Inter não derrotar o Sport nesta segunda, o time do Palestra Itália garante o primeiro lugar no turno com uma rodada de antecipação. O Verdão fecha sua participação no turno no sábado, em casa, contra o Botafogo.
Porém, o adversário do time paulista na quarta tem possibilidades de ser "campeão de inverno". Com três partidas a fazer, o Galo pode alcançar 40 pontos. Além do confronto direto contra os palmeirenses no Mineirão, na quarta, a equipe ainda enfrenta o Corinthians, no domingo, em São Paulo. E no dia 2 de setembro, pega o Inter no Beira-Rio, em partida adiada válida pela 17ª rodada.
O Goiás também ainda está na briga, mas em situação muito complicada. Com 32 pontos, a equipe só tem mais um jogo pela frente (recebe o Vitória no Serra Dourada, domingo) e pode chegar, no máximo, aos 35. Na quarta-feira, o Esmeraldino torce para uma vitória do Atlético-MG diante do Palmeiras. Qualquer outro resultado tira o time da briga.
O quarto time com chances é o Inter, atualmente com 27 pontos. Com quatro partidas a jogar na etapa (duas foram adiadas devido à viagem ao Japão, para a disputa da Copa Suruga), o Colorado pode chegar a 39 pontos. A equipe gaúcha enfrenta, na ordem, o Sport, Santo André, Santos e o Atlético-MG.
Portanto, conforme os resultados dos dois jogos restantes da 18ª rodada e dos confrontos da 19ª, o melhor time do turno poderá ser conhecido apenas em 2 de setembro, quando o Inter disputa seu último duelo atrasado (contra o Atlético-MG, no Beira-Rio).
A importância do título simbólico é minimizada pelo treinador Muricy Ramalho. Com a experiência de quem, no comando do São Paulo, terminou o primeiro turno do Brasileirão do ano passado oito pontos atrás do líder (Grêmio) e fechou a competição erguendo o troféu de campeão, o atual técnico do Palmeiras destaca a importância de estar na liderança. Independentemente de ser na rodada final do turno.
– Ser campeão do primeiro turno não tem tanto valor. A nossa briga é para o time se manter sempre na frente – afirmou o técnico após o empate diante do Grêmio, na última quinta-feira.
Mas a ascensão do São Paulo (quarto colocado no primeiro turno de 2008) e a queda do Grêmio no ano passado foi uma exceção. Nas cinco primeiras edições do Campeonato Brasileiro com pontos corridos, o clube que terminou o turno na primeira colocação foi campeão: Cruzeiro (2003), Santos (2004), Corinthians (2005) e São Paulo (2006 e 2007).
Inter volta a campo nesta segunda contra o Sport. D'Alessandro começará no banco
Foto:
Lucas Uebel, Vipcomm
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.