Notícias

 | 06/08/2009 22h55min

Grêmio empata com Palmeiras no Palestra Itália

Cleiton Xavier abriu o placar e Maxi López igualou

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

A meta gremista era conseguir a primeira vitória fora de casa nesse Brasileirão. Mas o placar no Palestra Itália ficou mesmo no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, na noite desta quinta. Os gols saíram no primeiro tempo. Cleiton Xavier fez o gol dos palmeirenses, aos 28 minutos, e Maxi López igualou aos 31. Foi o segundo empate do Grêmio longe do Olímpico em oito partidas.

No segundo tempo, o zagueiro Réver caiu feio no gramado após uma dividida pelo alto com Diego Souza e saiu de campo carregado por médicos até um hospital. Como Autuori  já tinha feito três substituições, o Grêmio jogou com 10 homens a partir dos 36 minutos.

O Grêmio agora é o sétimo colocado, com 25 pontos. O Palmeiras continua na liderança, com 35.


Só Palmeiras

O Grêmio não conseguiu jogar pelo menos até os 20 minutos do primeiro tempo no Palestra Itália. O Palmeiras apostava principalmente em jogadas pelo lado direito, procurando sempre por Cleiton Xavier, que incomodou o time gremista diversas vezes.

A primeira chance clara de gol do Palmeiras foi aos 12 minutos, com Ortigoza. Ele recebeu livre na esquerda e chutou para o gol com o goleiro Victor já vencido. Mas Fábio Santos apareceu perto da linha para cortar para escanteio.

Aos 14 e aos 16 o atacante Obina errou duas cabeçadas na frente do gol. Nas duas vezes a bola quicou no chão antes de sair pela linha de fundo.

O Palmeiras continuava pressionando, até que o lateral-esquerdo gremista Fábio Santos sentiu uma lesão após uma dividida e teve que ser substituído, aos 22 minutos. Jadílson entrou no lugar dele e o Grêmio ganhou mais movimentação.

Aos 27 minutos, finalmente o Grêmio chegou com algum perigo. Maxi López lançou Douglas Costa na direita, o garoto avançou com a bola e penetrou na área, mas chutou muito fraco. Marcos fez a defesa sem dificuldades.

Um minuto depois, o Palmeiras chegou novamente à frente com Diego Souza lançado livremente na entrada da área gremista. O meia chutou na saída de Victor, mas a bola não entrou, para alívio tricolor. Na sequência, depois de tanta pressão, finalmente saiu o gol palmeirense.

Wendell cruzou da direita e Cleiton Xavier apareceu entre os zagueiros do Grêmio para cabecear e abrir o placar no Palestra Itália, aos 28 minutos.


Reação gremista

Logo após o gol palmeirense, o Grêmio conseguiu empatar. Túlio foi inteligente e cobrou falta rapidamente perto do meio-campo, lançando Souza no lado direito. O meia avançou e lançou Maxi López na cara do gol. O argentino chutou de primeira e marcou para o Tricolor, aos 31. Aos 34, Túlio arriscou chute de longe e Marcos defendeu.

O gol deixou o Grêmio mais acordado. Aos 40 minutos, Maxi López quase fez outro. Jadílson protagonizou grande jogada pela esquerda e cruzou para o atacante. Ele chutou e Marcos defendeu no reflexo. Na sequência a bola sobrou para Tcheco fora da área. O capitão arriscou e Marcos fez nova defesa. O meia gremista teve outra chance aos 46, mas o goleiro palmeirense buscou mais uma.


Jogo equilibrado

No intervalo para a etapa complementar, Autuori e Muricy Ramalho fizeram substituições. No time da casa saiu Ortigoza e entrou Willians. No Tricolor Thiego deu lugar a Rafael Marques. Com isso, o zagueiro Léo passou a jogar no lado direito.

O Palmeiras começou assustando. Logo aos dois minutos, Cleiton Xavier cobrou falta de longa distância, a bola passou pela frente do gol gremista e Diego Souza não conseguiu chegar.

Diferentemente do primeiro tempo, o Grêmio não deixou o Palmeiras dominar a partida. Aos seis minutos, os visitantes tiveram vários lances de perigo no ataque na sequência. O gol só não saiu porque o goleiro Marcos interferiu o chute de Maxi López e Wendell acabou tirando a bola de cima da linha, depois de ela ainda bater no pé do zagueiro Marcão.

Percebendo que o Palmeiras não estava mais conseguindo mostrar o mesmo futebol da etapa inicial, Muricy mudou de novo, tirando Obina e colocando o lateral Jefferson no jogo. Mais tarde, ele tirou Marcão e colocou o atacante Marquinhos.

Aproveitando a desatenção da zaga gremista, aos 18, Cleiton Xavier chutou cruzado do lado esquerdo da área, tentando surpreender Victor, mas o goleiro defendeu.

Aos 33 minutos, Autuori substituiu Douglas Costa por Jonas, colocando novo fôlego no ataque.

Um susto, aos 36, parou o jogo por alguns minutos. Em dividida pelo alto com Diego Souza, o zagueiro Réver caiu feio no gramado, batendo com a cabeça no chão. Ele foi levado para um hospital. A partir disso, o Grêmio passou a jogar com 10 jogadores.

A arbitragem assinalou cinco minutos de acréscimo pela parada no atendimento a Réver. A partida seguiu movimentada, com chances para os dois lados, mas o placar não se mexeu, terminando em 1 a 1.

CLICESPORTES
Brasileirão - 17ª rodada - 06/08/2009
Estádio: Palestra Itália.
Data: 06/08/2009.
Gols: Cleiton Xavier, aos 28, e Maxi López, aos 31 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Edmílson e Marcão (Palmeiras); Rafael Marques (Grêmio).
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE).
Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Erich Bandeira (PE).
Público: 25.440 pagantes.
Renda: R$ 862.666,24.
 
PALMEIRAS (1) GRÊMIO (1)
Marcos, Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Marquinhos); Pierre, Edmílson, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson). Victor, Willian Thiego (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Souza, Tcheco e Douglas Costa (Jonas); Maxi López.
Técnico: Muricy Ramalho. Técnico: Paulo Autuori.
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.