| 31/07/2009 22h58min
O Figueirense perdeu para o lanterna Campinense por 4 a 2 nesta sexta-feira, dia 31, no estádio Amigão, na Campina Grande (PB), pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Anderson Oliveira, que marcou três vezes, e Márcio Paraíba anotaram os gols do time da casa. Rafael Coelho e Wilson, de pênalti, marcaram os tentos dos visitantes.
>>> Assista aos gols no site da RBS TV
Com o resultado, o Furacão se mantém provisoriamente na quarta posição da tabela classificatória, com 26 pontos — atrás de Atlético-GO, Guarani e Portuguesa. O Alvinegro poderá deixar o G-4 com o complemento da rodada neste sábado, pois é ameaçado por Vasco, Ceará e Ponte Preta — todos jogam fora de casa. Já a Raposa do Nordeste chegou a sua terceira vitória, mas
permaneceu no último lugar, com apenas nove pontos somados
até o momento.
O Figueira só volta a campo no próximo sábado, dia 8 de agosto, às 16h10min, quando recebe o América-RN, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No mesmo horário, os paraibanos encaram o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.
O jogo
Sem o atacante Clodoaldo, que fraturou a perna na última rodada, o técnico Roberto Fernandes promoveu o meia Vinícius Pacheco para o ataque, ao lado de Rafael Coelho. A dupla alvinegra mostrou resultado logo nos momentos iniciais da partida. Ainda no primeiro minuto, Vinícius Pacheco cobrou escanteio na segunda trave, e Rafael Coelho subiu para cabecear e mandar para dentro das redes de Fabiano. Com o tento, o atacante alvinegro se isolou ainda mais na artilharia da Série B, com 12 gols.
O gol registrado logo no início deu a impressão de que o time de Florianópolis conseguiria uma vitória fácil fora de casa. Ledo engano. Após o gol alvinegro, quem passou
a ter maior volume de jogo e arriscar nas finalizações foi o
Campinense. Aos 13 minutos, o meia Washington arriscou da intermediária, e a bola passou à esquerda da meta de Wilson.
Três minutos mais tarde, os anfitriões chegaram ao empate. Em cobrança de falta na segunda trave, Wilson falhou, e o zagueiro Márcio Paraíba aproveitou a sobra e igualou o placar para o time da casa. Pouco depois, os paraibanos atacaram com perigo novamente. Fábio chutou forte pela esquerda, mas o arqueiro alvinegro saiu bem para fazer o corte.
A última grande chance do Figueira na primeira etapa ocorreu aos 28 minutos. Depois de receber na entrada da área, o lateral Lucas encontrou espaço entre dois defensores e arriscou de direita. O goleiro adversário, no entanto, caiu para fazer uma grande defesa.
Ainda antes do intervalo, a Raposa do Nordeste teve uma oportunidade. Buik avançou em velocidade no contra-ataque, mas Edson apareceu bem para afastar o perigo.
Segunda
etapa
Na volta do vestiário, o técnico Roberto Fernandes fez uma mudança
na equipe: tirou Edson e promoveu a entrada de Egídio. Mas, surpreendentemente, o time da casa continuou com o ímpeto da etapa anterior e seguia dominando a partida. Aos seis minutos, Washington mandou uma bomba que passou raspando o travessão dos visitantes.
O time catarinense só assustou aos 15. Depois de jogada bonita pela direita, Vinícius Pacheco levantou para Rafael Coelho, que cabeceou à direita do gol de Fabiano. Logo em seguida, os mandantes responderam com velocidade, mas Edmundo furou ao tentar uma bicicleta dentro da área.
O desempate aconteceu aos 30 minutos. Anderson Oliveira, sem marcação, recebeu na área e chutou cruzado contra o gol de Wilson. Dois minutos depois, Paulinho fez falta em Washington dentro da área e, como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Anderson Oliveira foi para a cobrança da penalidade e, com paradinha, enganou o goleiro alvinegro e colocou no canto direito.
A noite era mesmo de Anderson Oliveira. Sete minutos
mais tarde, o jogador anotou o
terceiro tento contra o Figueirense. Giuliano cruzou, Wilson deu rebote, e Anderson não desperdiçou a chance de ampliar ainda mais a vantagem para o time paraibano.
Já nos acréscimos, Lucas foi derrubado na área, e o árbitro marcou pênalti a favor dos catarinenses. Na cobrança, o goleiro Wilson mandou no canto esquerdo da meta de Fabiano e finalizou o marcador em 4 a 2 para o Campinense. Esta foi a terceira vitória do time de Campina Grande em todo o campeonato.
Frustrado com a derrota de virada, Lucas lamentou o resultado do Figueirense e pediu apoio à torcida contra o América-RN, no Scarpelli, no sábado, dia 8:
— O pensamento era esse (de vencer) mas a gente não conseguiu, vamos chamar a nossa torcida para o jogo contra o América-RN.
FICHA DO JOGO
Campinense (4)
Fabiano; Fábio Santana, Márcio Paraíba, Márcio Bahia, Buick; Henrique (Thompson), Giuliano, Washington,
Fernandes; Anderson Oliveira e Edmundo (Almir).
Técnico:
Freitas Nascimento
Figueirense (2)
Wilson; Régis, Toninho, Edson (Egídio); Lucas, Luciano Totó, Paulinho, Alê, Fernandes (Marcelo), Vinícius Pacheco; Rafael Coelho (Roger Carvalho).
Técnico: Roberto Fernandes
Gols: Rafael Coelho (F), a um minuto, Márcio Paraíba (C), aos 16 minutos do primeiro tempo; Anderson Oliveira (C), aos 30 minutos, 33 minutos e 40 minutos, Wilson (F), aos 49 do segundo tempo.
Cartão Vermelho: Paulinho (F).
Cartões Amarelos: Giuliano, Márcio Paraíba e Márcio Bahia (C); Lucas, Paulinho, Edson, Alê e Luciano Totó (F)
Arbitragem: Afonso Amorim de Sousa, auxiliado por Francisco Pereira de Lima e José Nilton da Costa (trio do
PI).
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande (PB).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.