Notícias

 | 14/07/2009 13h30min

O Gre-Nal tem favorito, sim: o Grêmio

Diogo Olivier, colunista online  |  diogo.olivier@zerohora.com.br


Nunca gostei de murismo em Gre-Nal. É um tanto inócuo dizer que Gre-Nal é Gre-Nal e, portanto, não se pode apontar o favorito por tratar-se de um clássico onde tudo se iguala e por aí afora. Aquela ladainha chata e tola, óbvio ululante, um desrespeito com a inteligência dos torcedores.

O futebol é mesmo incrível. É apaixonante justamente por isso. Em um mês, tudo pode virar do avesso. Assim, o Inter pisou junho com a banca toda. Idolatrado no país como o time a ser batido, egresso de um título regional invicto com vitórias sobre o rival, a caminho do título na Copa do Brasil. Falou-se até em tríplice coroa, lembram? Gauchão, Copa do Brasil e Brasileirão. Mudou tudo.

E mudou ao ponto de o Grêmio, que fracassou no Campeonato Gaúcho e tombou diante do primeiro adversário forte na Libertadores, tornar-se favorito para o Gre-Nal de domingo, no Olímpico.

Não há como negar que o momento é muito melhor nas imediações da Azenha. Estive lá ontem. Entrevistei Leo e Tcheco, este sempre um termômetro do vestiário. Basta atravessar o Pórtico dos Campeões para sentir o bom astral e a retomada da confiança. Até no Bar da Bete, onde Ronaldinho trocava golaços no gramado suplementar por refrigerantes, há sorrisos de sobra — mesmo depois do fim do sonho na Libertadores.

Os jogadores percebem que o time, aos poucos, vai ganhando consistência. O 4 a 1 sobre o Atlético-PR não chega a ser medida, mas os 3 a 0 no Corinthians, sim. E mesmo o empate em 2 a 2 em casa com Cruzeiro não foi uma partida ruim. O Grêmio começou melhor, inclusive, pressionando. São três partidas em curva ascendente de rendimento, enquanto o Inter passa pelo processo inverso.

Gremistas e colorados sabem que tudo pode acontecer no Gre-Nal.

Várias vezes o pior se agigantou e engoliu o melhor, desarrumando a casa alheia e arrumando a sua. Quem não sabe disso? O que não impede de analisar quem chega ao clássico em uma situação melhor de time, desempenho, resultados. No Gauchão, era o Inter. Agora, é o Grêmio.

E o Grêmio é favorito mesmo que perca para o Coritiba amanhã e o Inter retome a liderança vencendo o Fluminense no Beira-Rio.

Fora de casa, o time de Autuori ainda não conseguiu repetir o mesmo padrão de jogo exibido em casa. Mas o clássico é no Olímpico. Portanto, desta vez o Grêmio é o favorito.

Simples, assim. Sem muro.
 

Siga a coluna no Twitter.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.