Esportes | 25/06/2009 17h24min
Com um golaço de Daniel Alves aos 42 minutos do segundo tempo, o Brasil venceu a África do Sul por 1 a 0 nesta quinta-feira, no estádio Ellis Park de Johanesburgo. O lateral do Barcelona havia entrado na partida pouco antes, no lugar de André Santos. Ele bateu uma falta da esquerda, com o pé direito, com muita força, no canto esquerdo. O gol garantiu a vaga brasileira na final da Copa das Confederações. No domingo, a Seleção Brasileira enfrenta os Estados Unidos no mesmo estádio, podendo chegar à hegemonia na competição, pois soma dois títulos, assim como a França.
O brasileiro Joel Santana, técnico dos sul-africanos, armou uma retranca que dificultou bastante o trabalho dos pentacampeões mundiais. Além disso, seus jogadores conseguiam dar trabalho à defesa do Brasil com jogadas de velocidade. O primeiro tempo foi bastante travado, com as duas equipes concentrando a bola no meio-campo. Desta forma, foram poucas as chances claras de gol. O meia Ramires foi o jogador mais perigoso do
Brasil nos
primeiros minutos com dois chutes fracos, que não assustaram muito o goleiro Khune. Já a África do Sul teve uma grande oportunidade aos 29. Mhlongo soltou a bomba da intermediária e Júlio César, bem colocado, espalmou, mandando para escanteio.
Perto do intervalo, o discreto Kaká subiu de produção e procurou levar a equipe ao primeiro gol. Aos 37, o meia fez ótima jogada pela esquerda, superou a marcação e chutou colocado da entrada da área. A bola passou à esquerda de Khune. Na sequência, os sul-africanos responderam com um outro chute de longa distância. Pienaar surpreendeu Júlio César com uma bomba. O goleiro brasileiro ainda tocou na bola com a ponta do dedo, mas o árbitro deu tiro de meta.
Na volta do vestiário, o Brasil entrou com sérias dificuldades para superar a marcação. A equipe treinada por Joel chegava a ter 10 jogadores atrás da linha da bola. Perigo mesmo só aos 18, quando Luís Fabiano fez jogada pela direita e seu cruzamento bateu na zaga. Robinho pegou
o rebote e mandou de
voleio para fora. As duas seleções erravam demais e tudo indicava que a partida iria para a prorrogação.
Tanto que Dunga só foi mexer aos 36, trocando André Santos por Daniel Alves, que atuou improvisado na lateral esquerda. O jogador do Barcelona mostrou ter estrela (assim como Dunga) e decidiu a partida aos 42. Ramires foi derrubado perto da área e Daniel se apresentou para a cobrança. Bastante concentrado, o lateral mandou uma bomba no canto esquerdo, sem chance para Khune.
Campeões em 1997, contra a Arábia Saudita, e em 2005, contra a Argentina, os brasileiros terão pela frente agora os EUA, algozes da favorita Espanha. O jogo em Johanesburgo está marcado para as 15h30 de Brasília.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.