| 09/06/2009 11h13min
Nesta terça-feira, o técnico pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira Luiz Felipe Scolari anunciou que treinará a partir de julho o Bunyodkor. Escondido no inexpressivo futebol uzbeque, o clube tem feito um grande esforço para se fazer conhecido mundialmente. E pode-se dizer que tem conseguido, considerando que completará apenas quatro anos de fundação no próximo dia 6 de julho. Durante este período, o Bunyodkor foi campeão da liga nacional, campeão da copa nacional e semifinalista da Liga dos Campeões da Ásia.
Na capital Tahskent, Felipão encontrará outro pentacampeão — o meia Rivaldo é ídolo local — e disputará os mesmo títulos, tendo como objetivo a Liga dos Campeões asiática. No último jogo pela competição continental, o time venceu fora de casa o Piroozi, do Irã, diante de 95 mil torcedores, por 1 a 0, com gol de Rivaldo. O meia brasileiro é o vice-artilheiro da liga nacional, com cinco gols. O time lidera o torneio, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
Após
adotar o nome atual no fim de 2007 — de Kuruvchi para Bunyodkor —, o clube deu um salto em 2008. Além dos títulos nacionais, ganhou a mídia mundial quando anunciou a contratação do centroavante camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona. O jogador chegou a viajar para o Uzbequistão, mas a negociação não foi concretizada. Mas o clube conseguiu fechar com Rivaldo e outro brasileiro, o técnico Zico, além do chileno Villanueva.
No início deste ano, começou a ser executado o projeto que foi citado por Felipão como um dos motivos que o levaram a acertar com o Bunyodkor. O clube deu início à construção do Sport Park Tashkent, um complexo esportivo de US$ 150 milhões que terá um estádio para 35 mil pessoas, sete campos de treinamento, academia, hotel e restaurante.
No último ranking divulgado pela IFFHS, o Bunyodkor aparece como segundo melhor clube da Ásia (72º no geral). Fica atrás apenas do japonês Gamba Osaka, que é o 26º.
Em nível local, o clube já supera o
tradicional Pakhtakor Tashkent,
fundado em 1956. Com Felipão no comando, o clube fundado por empresários do setor petrolífero espera atrair mais jogadores com fama internacional e dar um impulso em seu grandioso projeto de crescimento.
Bunyodkor Football Club
Cidade: Tashkent, capital do Uzbequistão
Fundação: 6 de julho de 2005 (até agosto de 2008, era chamado de Kuruvchi)
Cores: branco, azul e vermelho
Títulos:
Campeonato Uzbeque 2008
Copa do Uzbequistão 2008
Semifinalista da Liga dos Campeões da Ásia 2008
League One 2007 (equivalente à segunda divisão)
League Two 2006 (campeonato regional)
Rivaldo marcou o gol da vitória do Bunyodkor na última partida da Liga dos Campeões asiática
Foto:
Anvar Nadyrov, Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.