| 20/05/2009 18h16min
Em jogo onde só os brasileiros marcaram, o Shakhtar Donetsk conquistou o título da Copa da Uefa com uma vitória de 2 a 1, na prorrogação, sobre o Werder Bremen, nesta quarta-feira, em jogo único realizado no Estádio Sükrü Saraçoglu, na cidade de Istambul, na Turquia.
Os gols que garantiram o título aos ucranianos foram marcados por Luiz Adriano e Jadson. Naldo fez para os alemães.
O jogo
Sem Diego, cumprindo suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos, o Werder Bremen entrou com uma linha de quatro homens postados na defesa, dois volantes, Frings pela direita e Baumann pela esquerda, dois meias ofensivos, Niemeyer e Özil. Rosemberg era o atacante de movimentação e o peruano Pizarro mais fixo dentro da área.
A linha ofensiva do Shakhtar era formada apenas por brasileiros. O ex-colorado Luiz Adriano fixado na área. Ilsinho, pela direita, Jadson no meio e Willian pela esquerda eram os três meias ofensivos do time ucraniano. Lewandowski e o também brasileiro Fernandinho jogaram mais recuados.
Golaço de Luiz Adriano
O time ucraniano começou o jogo impondo o ritmo. Ilsinho armava boas jogadas pela direita e levava muito perigo à defesa do Werder, comandada pelo ex-jogador do Juventude Naldo. Com a habilidade brasileira jogando a favor, o Shakhtar chegou ao primeiro gol do duelo. Luiz Adriano recebeu de Rat, invadiu a área e deu um toque com muita categoria por cima do goleiro Wiese: 1 a 0.
Naldo empata
Com toques rápidos e muito eficientes, o meio-campo do Shakhtar fez a diferença até os 36 minutos de jogo. Mas, depois do empate do time alemão, as coisas ficaram mais equilibradas. A falta era de muito longe. Mas o zagueiro Naldo tomou distância e soltou um foguete. A bola foi tão forte que o goleiro Piatov não conseguiu segurar e deixou ela escapar para dentro do gol: 1 a 1.
O peruano Pizarro foi o jogador mais perigoso do ataque alemão no primeiro tempo. Logo após o Werder ter conseguido a igualdade, o atacante quase marcou o segundo gol com uma linda cabeçada, que passou raspando a meta ucraniana.
Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo. Assim como na primeira etapa, os ucranianos começaram em cima. O Shakhtar avançou os dois volantes, a linha de zaga também se postou mais a frente e o time do Werder se encolheu.
Logo aos seis minutos, Jadson cobrou uma falta com perfeição. Wiese se esticou todo e salvou os alemães. Aos 11 e aos 21, Luiz Adriano teve a chance de marcar mais um, mas não teve sucesso.
Com a proximidade do final dos 90 minutos, as duas equipes pareciam contentes com o resultado de empate e não arriscaram mais.
Jadson decide
O gol da vitória e do título do Shakhtar saiu aos sete minutos do primeiro tempo da prorrogação, com mais um brasileiro baançando às redes. O capitão Srna, de boa atuação, cruzou da direita rasteiro. Jadson não dominou. Emendou de primeira, no canto de Wiese: 2 a 1.
O ex-corintiano Willian quase fechou o placar com uma pintura, aos 14 minutos. O brasileiro recebeu na intermediária e deu um lindo toque por cobertura. A bola passou tirando tinta da trave e saiu.
No desespero, os alemães partiram com tudo para o ataque na segunda parte do tempo extra. Tziloli quase empatou com um chute cruzado da esquerda. Pizarro reclamou de uma penalidade máxima não marcada pelo árbitro espanhol Luis Medina Cantalejo, fez um gol anulado. Mas não havia muito tempo. Pela primeira vez na história, o Shakhtar Donetsk conquista um título europeu.
CLICESPORTESEstádio: Sükrü Saraçoglu, Istambul (TUR) Data/hora: 20/5/2009 - 15h45 (de Brasília) Árbitro: Luis Medina Cantalejo (ESP) Auxiliares: Jesús Calvo Guadamuro (ESP) e Roberto Diaz Perez del Palomar (ESP) Cartões amarelos: Srna, Lewandowski, Ilsinho (SHA); Frings, Fritz, Tzolis, Boenisch (WER) Cartões vermelhos: Não houve. GOLS: Luiz Adriano, 25%27/1ºT (1-0); Naldo, 35%27/1ºT (1-1); Jadson, 7%27/2ºT da prorrog. (2-1). |
|
SHAKHTAR DONETSK 2 | WERDER BREMEN 1 |
---|---|
Pyatov, Srna, Kucher, Chygrynskiy e Rat; Lewandowski, Fernandinho, Ilsinho (Gai, 9%27/1ºT da prorrog.) e Jadson (Duljaj, 6%27/2ºT da prorrog.); William e Luiz Adriano | Wiese, Fritz (Pasanen, 5%27/1ºT da prorrog.), Prödl, Naldo e Boenisch; Baumann, Frings, Niemeyer (Tzolis, 12%27/1ºT da prorrog.) e Özil; Rosenberg (Hunt, 32%27/2ºT) e Pizarro. |
Técnico: Mircea Lucescu. | Técnico: Thomas Schaaf. |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.