| 15/05/2009 13h29min
As 21 prefeituras da região celeiro do Rio Grande do Sul estimam economizar até o fim do dia R$ 800 mil com a paralisação de parte das atividades. Desde segunda-feira só funcionam serviços de saúde e coleta de lixo nos órgãos públicos. Segundo a Associação dos Municípios da Região Celeiro, o dinheiro será suficiente para abastecer durante 10 dias as comunidades mais afetadas pela seca.
O presidente da entidade, Claudemir Locattelli, conta que será reforçado o transporte de água para a área rural. Ele comemora o resultado da mobilização e também a chuva desta semana, e acrescenta que o dinheiro economizado também será importante para ajudar os agricultores no plantio das culturas de inverno:
— Para que possa proporcionar aos produtores rurais o plantio das forrageiras de inverno, já que as condições climáticas estão favoráveis a semeadura, e que possamos, em um espaço de tempo bastante curto, fornecer pastagens aos animais.
Prefeitos da zona da
produção se reuniram nesta sexta-feira
para fazer um levantamento dos prejuízos causados pela estiagem. Parte das prefeituras da região paralisou as atividades nesta sexta-feira. Duzentos e 38 municípios gaúchos estão em situação de emergência por causa da seca.
Estiagem impacta transporte de cargas
A quebra na safra devido a estiagem teve impacto pequeno no setor de cargas. A maior parte dos grãos é transportada por rodovias. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Rio Grande do Sul, a redução na demanda foi de 5%, em comparação com abril e maio do ano passado. O presidente do Setcergs, José Carlos Silvano, afirma que o resultado traz alívio para o setor, que sofre redução de encomendas como reflexo da crise econômica:
— Nós notamos que, com relação, por exemplo, ao transporte de safra, tivemos uma pequena queda por causa de condições climáticas, que provocou uma pequena diminuição da produção.
Amanhecer foi gelado, com os termômetros marcando abaixo de 10ºC em Pelotas. Clique para ver mais fotos
Foto:
Rádio Gaúcha
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.