| 15/05/2009 08h10min
Assim como já ocorreu em outras redes sociais, o Twitter também convive com a realidade de abrigar perfis falsos (fakes). São artistas, políticos e também personalidades do mundo da bola que tem uma conta mantida por terceiros. Entre as "vítimas" do fake no nosso futebol estão o técnico Tite, o vice de futebol gremista André Krieger, o treinador Celso Roth e também os jogadores Walter, Tcheco e Jonas, por exemplo.
O técnico colorado Tite, que não gostou nada da "brincadeira", já tinha ouvido falar no Twitter e tentou contato com o autor do fake para que o perfil fosse retirado do ar imediatamente. Mas até então o @adenorbacchi não havia dado um retorno ao treinador.
Quem ficou surpreso mesmo foi o vice de futebol gremista, André Krieger. Ele tinha uma noção do que era o Twitter e foi alertado pelo clicEsportes para dar uma conferida no falso
@andrekrieger.
– Tá, mas como é que eu faço pra sair fora daqui? – questionou ao ver a página. – Que? Tem 657 seguidores? Mas o que é isso... – disse Krieger em contato por telefone.
Para tentar dar um tom de veracidade, os fakes esportivos do Twitter se valem de alguns "vícios de linguagem" das personalidades reais. Em tempos de especulações no Olímpico, vem-não-vem de jogadores, o @andrekrieger manifestava-se com as seguintes frases: "Antes que me perguntem, o Lucio Flavio está descartado." Ou ainda outras menos plausíveis de se ouvir do Krieger real: "Encerramos há pouco um campeonato de Winning Eleven na concentração. Jogar FIFA é uma opção descartada".
Ja o do técnico Tite, como não poderia deixar de ser, fala muito em "equilíbrio": "O apoio do torcedor será fundamental. Os jogadores estão focados e a equipe equilibrada" e também "Só ontem recebi 20 pedidos de entrevista através da assessoria de imprensa. O
desempenho e o equilibrio do time chamam atenção do
público".
Enquanto esteve no comando do time do Grêmio, o @celsoroth relatava à sua rede como vinha preparando o time: "Vamos encaminhar a equipe para a próxima partida. Estamos trabalhando forte", postou o falso Celso Roth no dia 27 de março. Porém, desde que saiu do Olímpico o perfil não vem sendo atualizado. O próprio fake dá uma explicação: "Como fui demitido, não tenho mais dinheiro para pagar o acesso à internet. Assim sendo, as atualizações serão esporádicas."
O novo técnico do Grêmio, Paulo Autuori, é mais um que tem conta no Twitter. Se é real ou fake não se sabe, pois as postagens em @pauloautuori ainda não começaram e ele não conta com seguidores até o momento.
Outra vítima de internautas com tempo de sobra foi o jovem
atacante Walter, do Inter. O perfil @jogadorwalter pega no pé do jogador em função de dieta e problemas com a balança. Outros perfis criados por terceiros são o do treinador @renato_gaucho, e dos gremistas @7jonas e @tcheco.
Quem tem um perfil real mesmo é o técnico corintiano Mano Menezes. Ele foi capaz de mobilizar a fiel torcida do Timão via web e já conta com mais de 115 mil seguidores na ferramenta de comunicação pelo @manomenezes. O Twitter de Mano é reconhecido por ele e pela própria assessoria de
imprensa.
Twitter
• O que é: rede social para troca de mensagens pessoais em até 140 caracteres
• Contatos: Você pode "seguir" pessoas para acompanhar as
atualizações e também será "seguido" por outras que considerarem seu perfil e suas postagens interessantes.
• Como entrar: www.twitter.com
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.