Notícias

 | 12/05/2009 10h16min

Chuva traz alívio ao Estado após meses de estiagem

Bagé, Quaraí e Mostardas registram até agora o maior volume de chuva, de acordo com o Inmet

Atualizada às 14h13min

A tão esperada chuva que pode amenizar os efeitos da estiagem que castiga o Rio Grande do Sul há meses finalmente chegou ao Estado nesta terça-feira. Bagé, na região da Campanha, Quaraí, na Fronteira Oeste, e Mostardas, na região Sul, registraram até agora o maior volume de chuva, de acordo com medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Bagé, até às 11h, a precipitação foi de 67,8 milímetros, enquanto a média é do mês é de 103,0 milímetros. Em Quaraí, choveu 31,0 milímetros e em Mostardas, 33,2. Segundo o meteorologista Cléo Kuhn, a chuva deve chegar, no mais tardar, à tarde na Região Noroeste — a mais castigada pela seca.

Na Capital, uma chuva fraca começou a cair depois das 8h, e aumentou de intensidade a partir das 9h, gerando, até às 11h, acúmulo de 11,8 milímetros. Conforme Cléo Kuhn, nesta manhã a chuva é mais forte na zona sul da cidade, pela proximidade do Guaíba. À tarde, a tendência é que a precipitação atinja as demais regiões e aumente de volume.

Confira gráfico:



Outras regiões do Estado:

Região Norte

Uma chuva que durou cerca de dois minutos atingiu a zona urbana de Passo Fundo, no norte do Estado, no final da manhã. Apesar do tempo nublado e das nuvens carregadas, a precipitação foi tão fraca que nem molhou quem caminhava pelo centro da cidade. No início da manhã, uma garoa fraca já havia atingido o município e outras cidades do norte gaúcho. Assim como ocorreu ontem em Erechim, estas chuvas são irregulares e mal distribuídas e não resolvem o problema da estiagem que castiga a região.

Região Sul

Em Pelotas, a chuva foi mais intensa entre 3h e 3h30min. Desde as 7h, cai uma garoa fraca e constante. Às 9h, a temperatura na cidade era de 19°C. Até as 11h, outros municípios registravam precipitação: Chuí (10,6 milímetros), Jaguarão (9,4 milímetros), Rio Grande (16,0 milímetros), Canguçu (26,4 milímetros), Mostardas (33,2 milímetros) e Camaquã (16,0 milímetros).

Região Central

Em Caçapava do Sul, choveu 22,4 milímetros, muito abaixo da média do mês — 144,9 milímetros.

Campanha

Em São Gabriel, às 7h59min, choveu forte durante seis minutos, acompanhada de relâmpagos, trovoadas e vento. A medição do Inmet apontava, até às 11h, precipitação de 5,4 milímetros. Já em Bagé, a chuva desta terça-feira (67,8 milímetros) superou a metade da média do mês — 103,3 milímetros.

Fronteira Oeste

Até às 11h, em Livramento havia chovido 24,8 milímetros, em Quaraí, 31,0 milímetros, e em Uruguaiana, 8,2 milímetros.

Temperatura

A temperatura pode chegar hoje a 28ºC no Estado e a 27ºC Porto Alegre. Faz entre 12ºC e 25ºC na quarta-feira e 8ºC e 19ºC na quinta-feira.

Na sexta-feira, a instabilidade se desfaz. A entrada de uma massa de ar frio baixa as temperaturas no fim de semana. Essa condição climática dura até a segunda-feira. Os termômetros marcam entre 3ºC e 18ºC na sexta, 1ºC e 18ºC no sábado, 3ºC e 21ºC no domingo e 6ºC e 24ºC na segunda-feira.

Confira mais detalhes da previsão do tempo com Fernando Nunes:

ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.