Notícias

 | 11/05/2009 16h21min

Moradora de Chapecó é monitorada após apresentar sintomas da gripe A

Mulher de 24 anos veio de Buenos Aires

Uma mulher de 24 anos, que mora em Chapecó e veio de Buenos Aires no dia 4 de maio, está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina porque apresentou sintomas da gripe A, que ficou conhecida como gripe suína.

A mulher, que está trabalhando em casa e usando uma máscara, é a única pessoa monitorada nesta segunda-feira pela Vigilância Epidemiológica. Secreções do nariz e da garganta foram recolhidas e encaminhadas para exame. O período de monitoramento previsto é de 10 dias e deve terminar nesta semana.

Casos descartados

A mulher de 22 anos que estava internada no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, com suspeita de gripe A, recebeu alta neste domingo.

Ela havia dado entrada na instituição como acompanhante do marido, de 30 anos, que apresentava sintomas semelhantes aos da nova gripe. Os dois voltaram de um tour pela Europa. O marido foi liberado depois que o exame deu negativo. A jovem, porém, começou a apresentar sintomas da doença e, por isso, foi internada. Mas o resultado do exame dela também deu negativo.

Outro caso descartado foi o da mulher que chegou na noite de sexta-feira em Florianópolis, em um voo vindo de Buenos Aires, com escala em Porto Alegre. A mulher apresentavam febre e tosse. Ela e o marido foram examinados por uma equipe médica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Depois foram encaminhados ao Nereu Ramos.

O casal, que mora em Florianópolis, foi examinado por médicos do hospital, que avaliaram que os sintomas não eram os da nova gripe e que eles não vinham de área de risco. Por isso, foram liberados.

Confirmação

Na sexta-feira, foi confirmado o primeiro caso de gripe A em Santa Catarina. A Vigilância Epidemiológica do Estado recebeu o resultado do exame de uma menina de 7 anos que esteve de férias na Flórida, nos Estados Unidos. Ela estava internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, mas recebeu alta porque passa bem e o período de transmissão da doença já passou. Os pais da criança, que estavam com ela nos Estados Unidos, não apresentaram sintomas.

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Saiba mais no gráfico animado



 

DIARIO.COM.BR
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.