| 10/05/2009 14h27min
Um grupo que participou de viagem ao México junto com o jovem internado com a nova gripe chegou neste domingo ao Rio de Janeiro. O voo veio de Miami, nos Estados Unidos, e passou por uma inspeção da Vigilância Sanitária. Antes de pousar no Rio, o avião fez uma parada não programada em Manaus, já que uma passageira teve um problema cardíaco. Duas pessoas desceram na capital do Amazonas.
Nove pessoas do grupo desceram no Rio e, junto com todos os outros passageiros do avião, tiveram que responder a um questionário. Segundo um dos organizadores da excursão que o jovem participou, ninguém apresentava sintomas da doença. Os passageiros estão sendo liberados aos poucos do posto da Vigilância Sanitária do aeroporto.
Os dois pacientes internados com a nova gripe no Hospital do Fundão, na Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, passam bem, segundo boletim divulgado na manhã deste domingo.
O primeiro paciente que teve o caso confirmado está em excelente
estado geral e ficará internado até
acabar o período de dez dias. Ele está no sétimo dia de internação. O segundo paciente que teve o caso de influenza A confirmado no Rio de Janeiro apresentou sintomas mais graves do que o amigo. Segundo o boletim, ele está no sexto dia de internação e não tem febre há 24 horas. O paciente está em tratamento e evoluiu com melhoras dos sinais e sintomas respiratórios.
A mãe do segundo jovem também foi internada no sábado com sintomas da doença. Mas, segundo o diretor do hospital, Alexandre Cardoso, ainda não há confirmação de que ela também esteja com a doença. O quadro da mãe é estável, e os médicos seguem aguardando o resultado dos exames.
Segundo a Drª. Regina Barbosa Moreira, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, o segundo jovem internado apresentou sintomas de pneumonia viral. É o 1º caso de transmissão de pessoa para pessoa no país.
Segundo o Ministério da Saúde, o amigo teve contato com o paciente no último dia 3.
Na terça, ele já apresentava os
sintomas, e no dia seguinte, foi internado no Hospital do Fundão.
Os jovens e a mãe estão em quartos especiais, que têm duas portas de acesso. A segunda só é aberta depois que a primeira se fecha, para evitar a circulação do vírus. Dentro, há um ar-condicionado individual e um filtro que limpa o ar. Além do telefone, os pacientes têm acesso a uma televisão.
As informações são do site G1.
Tire suas dúvidas sobre a nova gripe.
Saiba mais no gráfico animado
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.