| 08/05/2009 11h46min
O brasileiro Jihad Khodr terá um duro desafio na estreia da etapa de Teahupoo, Taiti, do Circuito Mundial de surfe. Seu primeiro adversário será o havaiano Andy Irons, tricampeão do mundo e agora convidado da etapa em que foi campeão em 2002. O último confronto entre os dois, na etapa francesa do ano passado, acabou sendo uma bateria de um só surfista: Andy não compareceu. As informações são do GloboEsporte.com.
A etapa francesa marcava um momento delicado na vida de Andy Irons. Ali, ele decidiu abrir mão das disputas em Mundaka e em Santa Catarina. Voltou para Pipeline, mas optou por não participar do Circuito Mundial de 2009. Alegando ter perdido a paixão pelo surfe, saiu de "férias". Sua vaga na próxima temporada, no entanto, deve ser mantida.
Para Jihad, a fase só melhorou desde o duelo. Em dezembro, ele sagrou-se vice-campeão no WQS de Haleiwa e, com isso, garantiu sua permanência na elite mundial. Neste ano, foi às oitavas na etapa de abertura, na Gold Coast, ficou em 17º na também australiana Bells Beach, e ocupa a 14ª colocação do ranking.
Além de Jihad, o Brasil terá Bruno Santos, que vai tentar defender o título, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Heitor Alves. Mineirinho é o sexto do ranking. Heitor ocupa a 29ª colocação.
A etapa do Taiti usará o novo formato: todas as baterias são homem a homem e não há mais repescagem. A primeira fase é disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passa vai para as oitavas-de-final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não.
Antes chamada de World Championship Tour (WCT), a divisão de elite do Circuito Mundial de surfe teve seu nome alterado pela Associação de Surfe Profissional (ASP). O nome oficial agora é Circuito Mundial da ASP. A divisão de acesso continua sendo chamada de World Qualifying Series (WQS).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.