Notícias

 | 27/04/2009 12h49min

Gripe suína: Anvisa controla voos internacionais no Salgado Filho

Passageiros oriundos do México ou EUA são avaliados no desembarque na Capital

Avisos sonoros e avaliações em passageiros oriundos do México ou EUA são as medidas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde (DVE/CEVS/SES) estão tomando para manter estável a gripe suína no Estado. No aeroporto Salgado Filho, os desembarques são controlados desde São Paulo, local em que aterrissam os voos dos dois países.

— Se em São Paulo não for constatado sintoma, aqui em Porto Alegre é feita uma comunicação logo na chegada do passageiro. As pessoas estão sendo orientadas por uma chamada no aeroporto para se dirigirem às autoridades sanitárias se apresentarem febre alta (39ºC), dores no corpo e tosse — explicou Marilina Bercini, chefe da DVE/CEVS/SES.

Segundo Marilina, não há motivo para pânico entre os porto-alegrenses. Ainda não foi constatado nenhum tipo de sintoma da gripe suína no Estado, nem mesmo nos passageiros que aqui desembarcaram.

— O importante é entender que as pessoas que não viajaram, para os EUA e México, principalmente, não devem ter medo de contrair a doença — disse Marilina, lembrando que os postos de saúde estão orientados para o atendimento da população.

— Seguidamente acontece de a pessoa ter febre e achar que está com a doença. É importante não se preocupar, mas procurar o posto de saúde de seu bairro ou o médico que costuma consultar — ensina.

Confira gráfico com as regiões atingidas

Se você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.