| 05/04/2009 19h05min
Jogando no Estádio Beira-Rio, o Inter venceu o Grêmio de virada, por 2 a 1, nesta tarde de domingo. Com o resultado, o Colorado passa às semifinais da Taça Fábio Koff - o 2º turno do Gauchão 2009 - enquanto o Tricolor está eliminado da competição.
Foi o presente de aniversário do Inter aos seus torcedores, um dia depois do clube comemorar o Centenário. De quebra, o time treinado por Tite pode ainda unificar os títulos das taças Fernando Carvalho e Fábio Koff, o que daria ao Inter o título antecipado do Gauchão 2009.
Primeiro tempo dos pênaltis
O Grêmio se posicionou com algumas alterações na escalação, com a intenção de conter a articulação do meio-campo colorado. Tcheco e Adilson marcaram a saída de bola de Magrão e Guiñazu, enquanto Réver - atuando como volante - cuidou de Andrezinho.
Souza foi deslocado para a ala-direita, tendo Léo na cobertura, combatendo Taison. Thiego, pela esquerda da defesa, marcou Nilmar. E Rafael Marques foi o jogador da sobra.
Dessa forma, o Inter teve a posse de bola e a iniciativa sem, entretanto, encontrar espaços. E também sem correr riscos. Herrera e Jonas perderam todas as jogadas para Índio e Álvaro, enquanto o volante Sandro foi o jogador que fez a sobra à frente da linha defensiva.
Com a marcação levando vantagem, os gols surgiram em cobranças de pênaltis. Aos 19min, Tcheco abriu o placar depois que ele mesmo caiu na área, em lance envolvendo Kléber. E aos 33min, Andrezinho empatou, batendo pênalti sofrido por Nilmar após um choque com Thiego - Victor quase defendeu a cobrança.
Antes ainda houve tempo para um lance polêmico. Quando o empate em 0 a 0 persistia, Léo pediu pênalti após uma chegada conjunta de dois colorados. O árbitro Leonardo Gaciba mandou o lance seguir, aos 11min. A igualdade nos pênaltis marcados e no placar, de qualquer forma, foi levada aos vestiários com o 1 a 1 do 1º tempo.
Trave x
Victor
Se no 1º tempo apenas cobranças de pênalti contaram como
oportunidades de gol, na etapa final houve mais emoção. De um lado, o Inter com a bola no chão; e de outro, o Grêmio investindo na bola parada.
O Inter teve duas excelentes chances com Nilmar, recebendo lançamentos às costas da defesa. Em ambas, o goleiro Victor salvou - defendendo com as mãos, ou saindo rapidamente com os pés.
Já o Grêmio respondeu carimbando as traves da goleira de Lauro. Souza cobrou falta de longe e acertou o travessão. Logo em seguida, Tcheco bateu falta lateral e Jonas cabeceou na trave. Em escanteio consecutivo, Réver foi parado por Guiñazu sobre a linha do gol.
D'Alessandro decide
Recuperado de lesão, D'Alessandro começou a partida no banco, mas entrou no lugar de Andrezinho, aos 18min. E o meia argentino decidiu a partida.
Primeiro, ele se envolveu em um empurra-empurra que resultou nas expulsões de Taison e Rafael Marques. Neste lance, o Grêmio perdia seu zagueiro da sobra.
E aos 32min, D'Alessandro percebeu o espaço criado na defesa gremista. Em um lance magistral, de "gancho", o meia argentino lançou Índio às costas da zaga tricolor. Ali, onde antes estaria Rafael Marques, o camisa 3 colorado virou a partida, encobrindo o goleiro Victor.
Em busca do recorde
Foi o 24º gol de Índio com a camisa do Inter. O zagueiro está a apenas dois de igualar a marca histórica do lendário Figueroa. Foi, ainda, o 5º gol de Índio em dez Gre-Nais, em um jogo emblemático - o 100º clássico Gre-Nal do Beira-Rio.
Semifinal
Após vencer o clássico, o Inter aguarda pelo vencedor do confronto entre Ulbra e Inter-SM. As duas equipes jogam nesta segunda-feira, no Complexo Esportivo da Universidade, em Canoas. A semifinal da Taça Fábio Koff está marcada para o domingo, dia 12 de abril.
INTER (2) | GRÊMIO (1) |
---|---|
Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão (Marcelo Cordeiro), Guiñazu e Andrezinho (DAlessandro); Nilmar (Alecsandro) e Taison. | Victor; Léo, Rafael Marques e Thiego; Souza, Réver, Adílson (Makelele), Tcheco e Fábio Santos; Jonas (Maxi López) e Herrera (Reinaldo). |
Técnico: Tite | Técnico: Celso Roth |
Taça Fábio Koff - quartas-de-final - Gauchão 2009 Local: Estádio Beira-Rio. Arbitragem: Leonardo Gaciba (Fifa-RS), auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Júlio César dos Santos. Gols: Tcheco (G, de pênalti), aos 19min; Andrezinho (I, de pênalti), aos 33min, no 1º tempo. Índio (I), aos 32min, do 2º tempo. Cartões amarelos: Álvaro, Kléber (I); Thiego, Souza, Jonas e Réver ;(G). Cartões vermelhos: Taison (I); Rafael Marques (G). |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.