| 11/03/2009 20h49min
Exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP), confirmaram que a morte de três bugios em Cerro da Porteirinha, em Boca do Monte, em Santa Maria, no dia 17 de fevereiro, ocorreu por febre amarela. Com o resultado, sobe para quatro o número de casos de macacos que, comprovadamente, morreram da doença na cidade.
Como Santa Maria já faz parte da área de risco e já vacinou 193 mil pessoas, do público-alvo, estimado em 250 mil, a confirmação não causa muitas mudanças nem serve como motivo para pânico.
Confira gráfico:
Para a Diretoria de Vigilância em Saúde do município, os resultados servem de alerta para
quem mora na zona rural, próximo a matas onde os mosquitos transmissores da doença
vivem, e ainda não tomaram a dose contra a doença.
O primeiro caso confirmado de bugio morto por febre amarela foi de um animal que morreu em Estância Velha, localidade que também fica em Boca do Monte, em 3 de fevereiro. O resultados dos exames foram conhecidos no dia 19 daquele mês e acelerou a vacinação nos distritos. A Secretaria de Saúde considera que 100% da população da zona rural da cidade está imunizada.
Na tarde desta quarta-feira, moradores de Boca do Monte e São Valentin alertaram sobre a morte de mais três bugios na cidade. O veterinário Carlos Flávio foi aos locais para pesquisar a possibilidade de recolher mais amostras de órgãos. Segundo ele, isso é importante para saber se o vírus da doença continua em circulação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.