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 | 02/03/2009 10h24min

Começa obra da terceira faixa da SC-405 na Capital

Ampliação deve diminuir congestionamentos na rodovia entre o Sul da Ilha e o Centro

A construtora responsável pela obra da terceira pista da SC-405, que liga o Centro ao Sul da Ilha, em Florianópolis, intensifica a partir desta segunda-feira os trabalhos no local.

Na primeira fase do projeto, técnicos fazem a marcação topográfica do trecho que receberá a terceira faixa, entre o Trevo da Seta, no bairro Costeira do Pirajubaé, e o Trevo do Rio Tavares. Em seguida, serão definidas as áreas que terão que ser desapropriadas.

O alargamento da pista deve desafogar o trânsito no trecho, que registra filas diariamente em função do fluxo intenso de veículos.

A obra, executada pela empresa Sul Catarinense, custará R$ 2,6 milhões e deve ficar pronta até o mês de novembro.

— Após o término desta primeira fase, que deve acontecer em até 20 dias, iniciaremos os trabalhos com as máquinas na pista. Infelizmente, não há como construir a nova faixa sem ter que interromper o tráfego, por alguns instantes, no trecho — adianta Romualdo França, diretor do Departamento de Estrado de Infraestrutura.

França ressalta que podem ocorrer rápidas interdições da pista nas próximas semanas, durante os trabalhos de marcação topográfica.

Trânsito será alterado conforme o fluxo

A nova pista será reversível. Nos horários de maior fluxo no sentido sul-Centro, duas faixas serão destinadas ao tráfego de veículos nessa direção. Quando o movimento for maior no sentido contrário, haverá a liberação de duas faixas no sentido Centro-sul.

A solução definitiva para os congestionamentos na região deve ser a construção de um viaduto no Trevo da Seta, ponto de encontro entre a SC-405, Avenida Jorge Lacerda e a Via Expressa Sul.

O elevado começaria no fim da Via Expressa. Moradores da região teriam que ser desapropriados. O projeto prevê ainda a construção de uma terceira pista até o Aeroporto Hercílio Luz.

O edital de licitação para as obras do elevado deve ser lançado ainda nesta semana. A estrutura terá quatro faixas, com custo estimado de R$ 12 milhões. A expectativa do governo é que a construção fique pronta até 2010.

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