| 20/02/2009 17h50min
A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) denunciou nesta sexta o Vasco no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o que pode significar a eliminação do clube do Campeonato Carioca. Segundo o o artigo, nenhum clube pode "pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro". A punição é a exclusão do campeonato e uma multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil.
O julgamento vai ser marcado para depois do Carnaval. Toda a confusão aconteceu porque o Vasco resolveu escalar o meia Jéferson na primeira rodada da Taça Guanabara após conseguir uma vitória na Justiça do Trabalho em que recuperava os direitos federativos do jogador. A decisão partiu do departamento jurídico do clube, encabeçado pelo advogado Luiz Américo. Mas o atleta não estava com o nome no Bira, o boletim informativo de registros da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, como determina o regulamento. Por isso, o clube perdeu seis pontos e acabou fora das semifinais da Taça Guanabara.
Quatro derrotas na Justiça Desportiva
O Vasco contesta a decisão do TJD/RJ, mas até agora teve quatro derrotas na Justiça Desportiva por ter escalado o meia Jéferson contra o Americano. A decisão de colocar o jogador em campo veio após o assessor jurídico Luiz Américo garantir ao departamento de futebol que o atleta estava regular.
No dia 12 de fevereiro, a quarta comissão disciplinar do TJD/RJ considerou o Vasco culpado por quatro votos a um. O clube recorreu. E no julgamento no Pleno do TJD-RJ nova derrota. Agora, por sete votos a um. O departamento jurídico do clube, por meio de Luiz Américo, teve na quinta-feira dois pedidos de efeitos suspensivos negados. Primeiro no TJD/RJ. Depois no STJD.
Nesta sexta, temendo ser eliminado do campeonato, o Vasco divulgou que desistiu de se beneficiar de decisão do Ministério Público. A decisão, porém, não serviu para livrar o clube da nova denúncia do TJD/RJ.
As informações são do site Globoesporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.