Notícias

 | 24/01/2009 04h39min

Roth testa novo esquema, mas repete 3-5-2 contra o Esportivo

Técnico admite que esquema, usado no Brasileirão, larga em vantagem em relação aos outros

Luís Henrique Benfica  |  luis.benfica@zerohora.com.br

Formas geométricas se confundem na mente de Celso Roth neste início de ano. Determinado a fazer do Gauchão um laboratório para a Libertadores, o técnico ousa nas variações táticas. Quadrado no meio-campo, triângulo com Magrão, Tcheco e Souza e até um inédito 3-4-2-1 foi ensaiado para o jogo de hoje, às 16h, contra o Esportivo, no Olímpico. Como o tempo é curto para treinar, seguirá no 3-5-2.

A culpa, segundo Roth, é do calendário. Como teve apenas 13 dias de pré-temporada, aproveita cada treino para promover inovações de esquema. Ontem, em vez de recreativo, houve treino coletivo, muito mais propenso a provocar lesões.

No treino, quando se imaginava que o técnico pudesse variar do 3-5-2 utilizado em Santa Maria para o 4-4-2, mais ofensivo, ele optou por um 3-6-1. Ou 3-4-2-1, conforme sua definição. Colocado como protetor dos zagueiros, o volante Diogo permitiu que Willian Magrão se somasse a Tcheco e Souza na criação de jogadas para Alex Mineiro. Sacrificado, o atacante Reinaldo treinou entre os reservas. Sua situação não mudou nem no segundo tempo, quando o 3-5-2 foi retomado. Nessa parte do treino, Jonas atuou ao lado de Alex Mineiro.

– Já que todo mundo gosta de números, vamos colocar mais um. Talvez confunda o técnico adversário – brincou Roth, na entrevista coletiva.

Tanta variação embaralha os jogadores. Tcheco, 32 anos, mediu as palavras para dizer que a assimilação das ideias virá com o tempo.

– Ele ainda procura encaixar as peças para achar o esquema – despista.

Roth admite que o 3-5-2, usado no Brasileirão, larga em vantagem em relação aos outros esquemas. A tendência é de que seja usado hoje, quando o time busca a primeira vitória.

Para os próximos jogos, não estão descartadas alterações de rota. Basta que o rendimento seja insatisfatório. É preciso, afinal, que o time esteja ajustado para o dia 25 de fevereiro, data de estreia na Libertadores, contra o vencedor de Pachuca, do México, e Universidad do Chile. É para isso

– Esquema bom é o esquema que ganha – simplifica Roth.

MAIS

CONCENTRADOS - Ainda é início de temporada, mas a concentração foi iniciada dois dias antes da partida contra o Esportivo. Ao todo, 19 jogadores estão desde quinta-feira em um hotel da zona norte da Capital. Além do time que começa o jogo, foram relacionados Matheus, Heverton, Jadilson, Makelele, Adilson, Orteman e Diogo.

GERAL - Um dos torcedores envolvidos na briga após Grêmio x Coritiba, que acabou com um jovem baleado, apresentou-se ontem e foi levado ao Presídio Central. Como o processo corre em segredo de Justiça, o nome não foi revelado. Diego da Costa Oliveira, o Feijão, e Vagner Rodrigo Roza da Silva, o Rebeka, eram os únicos foragidos.

ESPORTIVO - O técnico Círio Quadros não contará com o volante Alexandre, lesionado. Ontem, na Montanha dos Vinhedos, ele testou Nunes e Aírton na posição. Círio não acredita em vantagem pelo pouco tempo de treino do Grêmio. Como havia apenas três jogadores no clube, ele teve de remontar o time em dezembro.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.