Notícias

 | 15/01/2009 05h48min

Estratégia contra febre amarela é vacinar em casa na área rural de risco

Secretário pede equipes voluntárias para intensificar campanha

Vacinação de casa em casa na área rural. Este foi o pedido feito ontem pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, aos municípios da área de risco para a febre amarela. Terra fez a travessia de barca sobre o Rio Ijuí, que liga a comunidade de Linha Paraíso, em Santo Ângelo, a Entre-Ijuís, repetindo o trajeto da primeira vítima da doença, morta em 25 de dezembro.

Amorte da dona de casa Veridiana Teixeira, 31 anos, foi a primeira registrada no Rio Grande do Sul desde 1966. Esta semana também foi confirmado que o industriário Rudinei Cordeiro, 28 anos, morador de Nova Santa Rita, morreu em consequência da doença, no último dia 6, em Porto Alegre. Cordeiro tinha viajado para Pirapó, área de risco no noroeste gaúcho, para pescar durante o feriado de Natal.

Ontem, Terra se reuniu com prefeitos e secretários de Saúde de 24 municípios e com técnicos do Ministério da Saúde e do Estado que estão na região das Missões. O secretário destacou a importância de intensificar a vacinação na área rural, com a montagem de equipes voluntárias, sem descuidar da zona urbana.

– A maior estratégia que pode ser executada agora é essa, mobilizar equipes e chegar às pessoas que ainda não foram vacinadas – disse.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 70% da população da área de risco já foi vacinada. A estimativa é que nas regiões da Fronteira Oeste, Missões e parte da Central onde estão os 109 municípios sob perigo vivem cerca de 1,4 milhão de pessoas.

A secretaria já solicitou ao Ministério da Saúde mais 500 mil doses de vacinas, que serão entregues nos próximos dias.

Gráfico mostra detalhes da doença:



ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.