| 04/12/2008 18h38min
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou na tarde desta quinta-feira cinco casos de leptospirose. Os casos confirmados são nas cidades de Guabiruba, Itajaí, Joinville, São José e Guaramirim. Há ainda outras 144 pessoas que apresentaram os sintomas, mas os exames ainda não ficaram prontos.
Um caso suspeito é confirmado quando o resultado do exame de laboratório apresentar reagente para leptospirose. É considerado com suspeita da doença o indivíduo que apresenta sinais e sintomas de processo infeccioso e agudo como febre, cefaléia e mialgia e que tenha sido exposto à água ou lama de enchente nos últimos 30 dias. Em média, os casos confirmados representam 20 a 30% do total dos casos suspeitos notificados.
O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores
musculares, até quadros mais
graves, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada em pele e mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.
— Ao apresentar alguns destes sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima — orienta Luis Antonio Silva, diretor de Vigilância Epidemiológica.
Para evitar a contaminação, as populações atingidas pela enchente devem evitar o contato com a água restante da enchente e a lama acumulada, pois são altamente infectantes, e na hora da limpeza usar sempre luvas e botas impermeáveis.
Para ajudar na prevenção, os postos de saúde estão distribuindo água sanitária gratuitamente para as famílias limparem as casas. O correto é diluir quatro xícaras de água sanitária em 20 litros de água. Para consumo, é preciso colocar duas gotas em um litro de água e esperar 30 minutos.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde |
Cidades com casos suspeitos: |
---|
Joinville (34) Itajaí (29) Blumenau (16) Balneário Camboriú (11) Navegantes (11) Itapema (9) Ilhota (8) Jaraguá do Sul (7) Brusque (3) Florianópolis (3) Guaramirim (3) Luiz Alves (3) Camboriú (2) Guabiruba (1) Pomerode (1) Rodeio (1) Penha (1) São José (1) |
Às margens da Via Expressa em Blumenau, pessoas catam objetos que ficaram no local após a enchente
Foto:
diario.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.