| 19/10/2008 20h04min
O Grêmio perdeu na tarde deste domingo uma boa chance de ampliar a vantagem na liderança do Brasileirão. O Tricolor levou 2 a 0 da Portuguesa no Canindé, pela 30ª rodada. Os gols foram anotados por Ediglê e Edno no segundo tempo. O time de Celso Roth segue na liderança, com 56 pontos, agora a apenas um dos vices Cruzeiro e Palmeiras. Já a Lusa somou 31 e deixou a zona do rebaixamento. Após a derrota, o Grêmio chega a Porto Alegre já neste domingo.
Início truncado
A Portuguesa entrou em campo disposta a dificultar ao máximo a vida do líder do Brasileirão. Logo aos 50 segundos, Edno apareceu no flanco esquerdo da defesa tricolor e cruzou. A bola foi direto para a cabeça de Washington, que finalizou para fora.
O Grêmio tentava impor seu toque de bola, o que ficava complicado devido ao posicionamento defensivo da Portuguesa. Mas os donos da casa erravam muitos passes, o que tornava o jogo truncado e cheio de roubadas de bola no meio-campo.
Mais espaço para o Grêmio
O tempo foi passando e a Portuguesa foi se soltando. Aos 13 minutos, Preto, ex-Novo Hamburgo, recebeu a bola marcado por Réver. O zagueiro ganhou a disputa e afastou o perigo, mas os jogadores do time paulista ficaram reclamando de mão do gremista.
As subidas da Lusa possibilitaram que o Grêmio ganhasse mais espaço para atacar. As principais jogadas eram os cruzamentos buscando o uruguaio Morales, sempre bem marcado na área adversária.
Chances perdidas
Felipe Mattioni apareceu bem pela direita, fazendo boas jogadas ofensivas. Pela esquerda, o principal nome era Douglas Costa, que abusava da velocidade para procurar o centroavante na área. Aos 21 minutos, Pereira recebeu de Morales na entrada da área, finalizou rasteiro e a bola passou à esquerda do gol.
Os gremistas também apostavam nos chutes de longe. Aos 25, Mattioni finalizou de fora da área e a bola passou perto do gol. Dois minutos depois foi a vez de Soares, que arriscou do lado direito e Gottardi teve de fazer grande defesa. Assim, o Grêmio passou a dominar o jogo, mas foi para o intervalo sem balançar as redes no Canindé.
No primeiro minuto do segundo tempo, Mattioni foi ao fundo pela esquerda e cruzou para Helder, que pulou atrasado e perdeu a chance. O Grêmio ainda assustou em cabeçada de Morales logo depois, mas a Portuguesa reagiu e a partida ficou mais movimentada.
O primeiro golpe e as mudanças
Aos 10 minutos, Preto deu um chute rasteiro, obrigando Victor a mandar para escanteio. Athirson cobrou e o zagueiro Ediglê, campeão mundial pelo Inter, pulou mais alto que a defesa tricolor para abrir o placar. O gol deixou o Grêmio assustado, a Portuguesa passou a criar mais chances e só não ampliou por falta de objetividade no ataque.
Aos 18, o técnico Celso Roth sacou o atacante Soares, apagado na partida, para promover a entrada de Perea. Antes, ele havia colocado Orteman na vaga de Rafael Carioca, que deixou o campo com dores no ombro. O uruguaio entrou mal no jogo, e furou em bola nos dois primeiros passes que recebeu. Para dar mais ofensividade ao time, Roth ainda tirou Pereira e colocou Souza, alterando o esquema para o 4-4-2.
O Grêmio seguiu pressionando e perdeu boa chance aos 41 minutos. Souza cruzou, a defesa errou ao tentar afastar e, por pouco, Perea não conseguiu chegar a tempo para conferir com o gol aberto.
O golpe final
Aos 46 minutos, o Grêmio era só ataque. Após chance perdida por Perea, que havia furado em bola, Edno dominou a bola e saiu para o contra-ataque. Com velocidade, ele atravessou o meio-campo e driblou o goleiro Victor, que chegou a tirar o ângulo do atacante, mas ele conseguiu finalizar e decretar a vitória da Portuguesa.
CLICRBS
Rafael Carioca disputa a bola com jogador da Portuguesa: Volante deixou o campo com dores no ombro
Foto:
Djalma Vassão, Gazeta Press
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.