Notícias

 | 15/10/2008 03h36min

Eleição para presidência racha a torcida Geral do Grêmio

Uma facção defende Duda Kroeff e outra acompanha Antônio Vicente Martins

Leandro Behs e Luís Henrique Benfica

Uma das mais fanáticas torcidas do futebol brasileiro, a Geral do Grêmio rachou. Envolvida com as duas chapas eleitorais que disputam sábado a presidência do clube, uma facção defende Duda Kroeff e outra acompanha Antônio Vicente Martins. Dos 6 mil sócios em condições de votar, pelo menos 2,5 mil deles participam das avalanches em jogos no Olímpico. A dissidência aguça ainda mais a sucessão a Paulo Odone.

Na base da divisão, estariam privilégios concedidos pela atual direção a integrantes da Geral. Um deles seria a distribuição gratuita de ingressos.

Se a separação se mantiver após as eleições do final de semana, a torcida ocuparia setores diferentes do estádio já no jogo contra o Sport, dia 23. Uma parte permaneceria onde está hoje, à direita das sociais. A outra, auto-definida Geral Independente, se transferiria para o lado oposto, atrás da goleira da Avenida Carlos Barbosa.

Líderes da Geral estariam se reunindo para reagrupar a torcida.

— Não revendemos ingressos. Estaríamos ricos se isso acontecesse — garante Rodrigo Rysdyk, 29 anos, o “Alemão da Geral”.

Com a mesma ênfase, o presidente Paulo Odone nega qualquer tipo de benefício. E atribui “a radicais” comentários desse tipo.

Candidato da Chapa 1 e respaldado pelo diretor de futebol, André Krieger, Duda Kroeff, 53 anos, confirma o racha na torcida. Apoiadores de sua campanha estão em contato com o chamado “setor descontente” da Geral.

— Sou apaixonado pela Geral, mas ela não é decisiva na eleição, pois o sócio não votará cabresteado (conduzido) por torcidas organizadas. Mas, claro, quero contar com o apoio dela — afirma Duda.

Apoiado por Odone, Antônio Vicente Martins, 46 anos, candidato da Chapa 2, admite “alguma divisão interna” na Geral e afirma ter a simpatia dos principais líderes, o que é confirmado por Rysdyk.

— Apoiamos Vicente. Odone sempre deu muita força a nosso grupo — explica o torcedor.

Apesar do apoio declarado a Vicente, Rysdyk garante que a torcida não se desmobilizará caso vença Duda Kroeff à presidência:

— Se Duda vencer, contará com a melhor torcida do mundo a favor.

ZERO HORA
Arte sobre foto de Ronaldo Bernardi / 

A Geral, que se coloca no lado da Avenida Cascatinha, agora terá dissidência no lado oposto
Foto:  Arte sobre foto de Ronaldo Bernardi


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

14/10/2008 18h56min
Krieger: "Decisões do STJD nos deixam perplexos"
14/10/2008 17h15min
Perea, Souza e Pereira voltam a treinar com bola
14/10/2008 13h36min
Tcheco não acredita em má-fé do STJD
14/10/2008 12h55min
Escalação do time depende do STJD
14/10/2008 03h38min
"É cedo para o Douglinhas", diz a mãe do jogador
13/10/2008 21h30min
Jogadores evitam envolvimento com a eleição do Grêmio
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.