| 14/10/2008 18h58min
O Uruguai foi a La Paz e arrancou nos últimos minutos um empate em 2 a 2 com a Bolívia no final de tarde desta terça no Estádio Hernando Silles, na partida que abriu a 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010. Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro, anotou os gols do time da casa, Bueno descontou e o ex-gremista Abreu, aos 43 do segundo tempo, definiu o placar.
Com o resultado, o Uruguai igualou os 13 pontos do quarto colocado Chile, mas fica de fora do grupo de classificação para o Mundial da África do Sul por ter uma vitória a menos. O quinto colocado disputará uma vaga à Copa com um representante da Concacaf, entidade que rege o futebol da América Central e do Norte. Já a Bolívia segue em oitavo lugar, agora com nove pontos.
Conforme costuma acontecer nos 3,6 mil metros de altitude de La Paz, os bolivianos começaram a partida sem poupar energias. Os uruguaios iniciaram em ritmo mais lento, talvez poupando oxigênio para os 90 minutos.
Os gols da Bolívia surgiram ainda na primeira etapa. Logo aos 14 minutos, o ex-são-paulino Lugano afastou mal uma bola e Marcelo Moreno recolheu na entrada da área. O ex-cruzeirense bateu cruzado e fez 1 a 0.
O Uruguai pouco ameaçou no primeiro tempo e acabou levando mais um aos 41 minutos. García cruzou e Marcelo Moreno, livre, cabeceou para a rede. Foi o quinto gol de Moreno, artilheiro das Eliminatórias ao lado do compatriota Botero e do uruguaio Abreu, autor do gol celeste no fim do jogo.
No segundo tempo, o Uruguai voltou mais disposto e diminuiu com Bueno, que penetrou pelo meio da zaga boliviana e marcou de cabeça. A Bolívia ainda teve chances para ampliar, mas Botero e Moreno desperdiçaram. O goleiro Castillo, do Uruguai e do Botafogo, teve atuação irregular, alternando momentos muito bons com saídas de bola erradas que quase resultaram em gols bolivianos.
O técnico Óscar Tabárez resolveu partir em busca do empate e lançou o atacante "El Loco" Abreu, ex-Grêmio, hoje no River Plate. Foi justamente o centroavante que deixou tudo igual, a dois minutos do fim, arrematando de cabeça um cruzamento da esquerda.
Abreu ainda teve uma chance para virar a partida, mas parou nas mãos do goleiro Arias. A última grande oportunidade foi boliviana, em falha da zaga uruguaia, mas o chute saiu mascado e o jogo acabou mesmo 2 a 2.
Com informações do site Globoesporte.com.
Uruguaio Walter Vilches marca o boliviano Abdón Reyes no primeiro jogo da 10ª rodada das Eliminatórias
Foto:
Jorge Abrego, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.