| 28/09/2008 17h20min
Com a vaga no octogonal final da Série C assegurada, o técnico Itamar Schulle mandou os reservas do Brasil-Pe a campo enfrentar o Ituiutaba pela última rodada da terceira fase. O time xavante lutou, mas acabou derrotado por 3 a 2 na tarde deste domingo na Fazendinha, no interior mineiro. O meia Lucas anotou os dois gols do time gaúcho. Olívio, Dênis e Didi marcaram para os donos da casa.
O Xavante termina a terceira fase na vice-liderança, com nove pontos. O Guarani, que empatou com o Marcílio Dias em Santa Catarina, ficou na ponta com 12.
Mesmo jogando em um calor de 35º, o Brasil começou pressionando o adversário. Mas os donos da casa não se intimidaram, e a partida teve um início equilibrado. Os donos da casa abriram o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. Aos 20 minutos, Kiko deu um forte chute no ângulo e o goleiro xavante Vanderlei espalmou em uma bonita defesa. Após a cobrança do escanteio, porém, Olívio fez 1 a 0 para os donos da casa.
Os donos da casa se entusiasmaram e passaram a assustar mais. Aos 30 minutos, o atacante Didi achou um espaço e chutou forte de perna esquerda. A bola passou do lado direito do goleiro Vanderlei. Quatro minutos depois, foi a vez de Marinho desperdiçar a chance de ampliar o marcador. O Brasil-Pe apostava nas jogadas de Diego Biro, filho do ex-jogador Biro Biro, e Daniel Marques, que tinham dificuldades em se impor diante da defesa do Ituiutaba.
O calor era forte no interior mineiro. A cada parada, os jogadores aproveitavam para tomar água. Mas o Brasil não desistia. As 42 minutos, a bola sobrou para Júnior Paulista, que arriscou de perna esquerda, obrigando o goleiro Leandro a fazer boa defesa. A partir daí o Xavante esboçou uma reação, mas parou na defesa do goleiro adversário.
O Brasil voltou para o segundo tempo com mais vontade. Logo aos 45 segundos, Daniel Marques cruzou pela direita e Lucas, de primeira, desferiu um forte chute sem chances para Leandro Lopes, empatando o duelo. Menos de seis minutos depois, Novamente Daniel deu bom passe para Lucas, que apareceu de frente para o goleiro do Ituiutaba e virou o jogo para os gaúchos.
A situação do Brasil se complicou aos 20 minutos do segundo tempo, quando Daniel Marques acertou a canela de um adversário e levou o cartão vermelho. Aos 25, Diego Biro, que vinha tendo boa atuação, deixou o campo de maca e foi substituído. Dois minutos depois, o Ituiutaba também teve uma expulsão. Capitão do time, o zagueiro André cometeu falta por trás em Emanuel e deixou o campo mais cedo.
O Brasil havia conseguido se segurar com um jogador a menos, mas os donos da casa chegaram à virada depois de perder seu capitão. Dênis anotou o segundo gol do Ituiutaba aos 31 minutos. E aos 39, Didi decretou a vitória dos donos da casa, que se despedem da Série C.
Corrigida às 19h45min
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.