Notícias

 | 16/09/2008 23h42min

Evando desperdiça pênalti e Avaí perde para o Vila Nova pela Série B

Leão teve chances de empate no 2º tempo, mas foi derrotado por 1 a 0

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

O Avaí teve um bom esquema de marcação no Serra Dourada, mas pecou na eficiência do ataque, com apenas William na linha de frente durante o primeiro tempo. O Leão saiu de Goiânia derrotado por 1 a 0 pelo Vila Nova, seu adversário direto no G-4, que tomou a vice-liderança da Série B.

O gol da vitória do Vila Nova foi anotado pelo lateral-esquerdo Fernandinho, aos 21 do primeiro tempo. Evando teve chance de empatar em uma cobrança de pênalti, aos 26 do segundo tempo, mas ficou na barreira do goleiro Max.

A tabela

Com a derrota do Avaí fora de casa em um confronto direto do G-4, o Vila Nova voltou à vice-liderança. Como o Santo André venceu o Barueri e assumiu a terceira colocação, o Leão ficou com o quarto lugar, três pontos à frente do quinto, o Bragantino. Apenas um ponto separam o Vila Nova do Santo André e o mesmo ocorre com o time paulista em relação ao Avaí.

Primeira etapa

Silas não escalou Evando no primeiro tempo, deixando Valber na conexão com o ataque, em uma função que se confundiu com a de Odair. Marquinhos armava pelo meio, mas faltava um homem-gol para dividir a responsabilidade com William. O sistema não foi eficiente na etapa inicial.

O começo do jogo foi equilibrado, com jogadas na intermediária pelos dois lados, buscando o melhor espaço para armar o ataque. Mas foi o Vila que se sobressaiu nas finalizações.

Aos 21 minutos, o lateral-esquerdo Fernandinho recebeu próximo à meia-lua. Ele ajeitou e chutou de pé direito, de longe, acertando o ângulo de Martini, sem chances ao goleiro avaiano.

Dez minutos depois, Fernandinho teve nova chance de marcar. Em uma bobeada da zaga pela direita do ataque do Vila, o cruzamento chegou com perigo à pequena área e Martini deu um tapa na bola. No bate e rebate, a bola párou nos pés de Fernandinho, que deu mais um chute a gol forte, de longe, mas Martini segurou.

O Avaí, apesar de pressionar em volta da área, pecou nas finalizações e teve dificuldades de furar o bloqueio da marcação do Vila Nova. No primeiro tempo, foi apenas um chute a gol, em uma falta muito bem cobrada por Arlindo Maracanã, da intermediária, espalmada por Max aos 42 minutos.

Segundo tempo

Silas tirou Odair e colocou Evando no intervalo, com o objetivo de dar mais eficiência à linha de frente avaiana. A mudança surtiu efeito e o time pressionou mais no segundo tempo.

Como de costume, o técnico colocou a equipe para a frente em busca do empate, e ainda promoveu a entrada de Thiaguinho, estreante, no lugar de Fábio Fidélis e depois substituiu William por Joelson no ataque.

Aos 16, Marquinhos cobrou escanteio pela direita, e William subiu para completar de cabeça, mas Max fez uma bela defesa no reflexo e, no rebote, Evando desperdiçou e mandou para fora.

Logo em seguida, aos 19, Thiaguinho lançou Evando. Na entrada da área, o atacante encobriu o goleiro, que saiu adiantado, mas a bola ficou na trave, na melhor chance que o Avaí teve até a metade do segundo tempo.

Mesmo ficando mais aberto para os ataques do adversário, a zaga avaiana protegeu bem a área e Martini fez excelentes defesas. Em uma delas, aos 24 minutos, o perigoso Wando recebeu pela esquerda da área e bateu direto, cruzado. Martini fez boa defesa.

Depois, aos 25, Luís Carlos agarrou Evando na área e o juiz anotou o pênalti. Evando mesmo cobrou, chutou forte no canto direito de Max, que caiu certeiro para fazer a defesa e minar as esperanças avaianas.

Em seguida, um empurra-empurra dentro de campo gerou confusão no Serra Dourada. A discussão resultou em um cartão vermelho para Joelson, substituto de William no segundo tempo, e também ao técnico Silas, que teve que se retirar do banco após bater boca com Givanildo Oliveira, treinador do Vila Nova.

Motivado por uma torcida animada, o Vila seguia com muita vontade de ampliar o placar, embora atuasse apenas nos contra-ataques. Em um deles, aos 32, Wando cruzou, Pedro Junior recebeu na cara do gol e Martini espalmou no reflexo. Um minuto depois o goleiro avaiano protagonizou outra excelente defesa desviando um tiro cruzado de Pedro Junior da pequena área.

A última boa chance do Avaí veio aos 48, com Thiaguinho. Ele recebeu no centro da área, chutou cara a cara com Max, mas o goleirão fechou o gol, defendeu e agarrou a bola, sem dar chance para um rebote.

Próxima rodada

Na próxima sexta-feira, às 20h30min, o Avaí recebe o América-RN na Ressacada. Já o Vila Nova vai a Caxias enfrentar o Juventude, no mesmo horário, pela 26ª rodada da Série B.

Gol: Fernandinho aos 21 do 1º tempo(V)
Cartões amarelos: Luís Carlos, Túlio Maravilha, Alex Oliveira, Reinaldo, Carlinhos e Heleno (V); Emerson e Evando (A)
Cartão Vermelho: Joelson (A)
Arbitragem: Antônio Hora Filho, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios e Edmo Oliveira Santos (trio de SE)
Local: Serra Dourada, em Goiânia-GO
Público pagante: 14.018
Renda: R$ 122.097
VILA NOVA (1) AVAÍ (0)
Max; Osmar, Luís Carlos, Carlinhos e Fernandinho (Marcel); Álisson, Heleno, Reinaldo e Alex Oliveira (Guilherme); Wando e Túlio Maravilha (Pedro Júnior)
Técnico: Givanildo Oliveira
Eduardo Martini; Arlindo Maracanã, Cássio, Emerson e Fábio Fidélis (Thiaguinho); Marcus Winícius, Batista, Marquinhos e Odair (Evando); Valber e William (Joelson).
Técnico: Silas
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.