| 27/08/2008 11h47min
A polêmica gerada por um anúncio da seleção espanhola de basquete, tachado de racista pela imprensa de alguns países, repercutiu nos jornais norte-americanos desta quarta-feira.
O Los Angeles Times, por exemplo, exigiu um pedido formal de desculpas do ala Pau Gasol, que atua no Los Angeles Lakers, da NBA.
— Como uma pessoa que ganha milhões de dólares em Los Angeles, em um país e em uma cidade com forte influência asiático-americana, ele deve agir melhor — escreveu o jornalista Bill Plaschke.
— Gasol precisa se desculpar por se unir a seus companheiros de seleção ao usar seus dedos para esticar os olhos em uma fotografia de promoção dos Jogos de Pequim — acrescentou o jornalista.
O motivo da polêmica é uma foto na qual os 15 jogadoras da seleção espanhola esticam os olhos com os dedos como se fossem chineses. A foto é parte de uma campanha publicitária feita pelo patrocionador da equipe veiculada apenas nos jornais espanhóis.
O armador da seleção espanhola José Manuel Calderón explicou em seu blog que a foto não era mais que “um gesto carinhoso”. Já o próprio Gasol disse que o anúncio era pra ser engraçado e lamentou o fato de alguns asiáticos terem se sentido ofendido com a peça.
— Era para ser engraçado ou algo parecido, mas jamais ofensivo em nenhum sentido. Lamento que alguém tenha visto de outra forma ou que considere aquilo ofensivo — declarou o jogador espanhol.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.