Notícias

 | 24/08/2008 11h27min

No encerramento, Pequim passa a bola para Londres-2012

David Beckham foi uma das estrelas da cerimônia no Ninho de Pássaro

A cerimônia de encerramento da Olimpíada de Pequim, assim como a de abertura, foi marcada por momentos de emoção, sempre ao som de músicas da cultura chinesa e de muitas luzes e fogos. A passagem da bandeira olímpica e a entrega de uma bola de uma garota chinesa para o meia inglês David Beckham, que a recebeu e chutou para o público em seguida, simbolizaram o encerramento destes Jogos Olímpicos e o início de um novo ciclo, que culminará em Londres, em 2012.

A abertura do evento deste domingo foi com uma contagem regressiva com fogos formando os números. O show de fogos prosseguiu logo em seguida, dando um colorido especial ao Ninho de Pássaro, que esteve novamente lotado, recebendo 91 mil expectadores. Tambores celestiais, localizados no alto no estádio, eram tocados por artistas suspensos, anunciando o início das festividades.

Maurren leva bandeira brasileira

Em seguida, o gramado do estádio recebeu 60 rodas iluminadas, numa referência ao costume chinês de andar de bicicletas. Logo depois, ocorreu a entrada das bandeiras dos países participantes, com Maurren Maggi levando a bandeira brasileira, e, na seqüência, os atletas fizeram uma verdadeira invasão estádio, num clima de confraternização e descontração.

Na seqüência, o prefeito de Pequim passou a bandeira dos Jogos ao presidente do COB, Jacques Rogge, que fez a entrega ao prefeito de Londres, Boris Johnson. O símbolo da Olimpíada de Londres foi apresentado no estádio, deixando claro que a capital do esporte mundial já está mudando de endereço.

Londres participa da cerimônia

Um ônibus de dois andares, marca registrada de Londres, entrou no estádio Ninho de Pássaro trazendo em seu interior o craque David Beckham, que recebeu uma bola de uma garota chinesa e deu um chute para o público. A presença do famoso guitarrista inglês Jimmy Page foi uma das atrações neste instante. 

No momento mais marcante da cerimônia, artistas simbolizavam três atletas que estavam se despedindo de Pequim e, na hora do embarque, se voltaram e começaram a recordar os grandes acontecimentos da competição, que eram exibidos no telão do estádio. Ao final das imagens, a chama olímpica se apagou. Em seguida, no centro do estádio, ergueu-se a 'Torre da Memória' lotada de dançarinos, que se uniram e formaram várias flores ao longo dela. Fitas vermelhas foram levadas para o alto da torre e soltas em seguida, dando uma cor avermelhada para o monumento erguido.

Logo depois, mais um show de fogos, simbolizando a dança da chama olímpica, e música pop, numa mensagem de amor a Pequim: 'I love Beijing'. Ainda no clima musical, o tenor espanhol Plácido Domingo exibiu sua voz ao lado de uma cantora chinesa. Fechando as comemorações, uma festa unindo atletas, torcedores e dirigentes no Ninho do Pássaro. Terminavam ali os Jogos Olímpicos de Pequim de forma oficial. 

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.