Notícias

 | 23/08/2008 10h47min

Brasil conquista ouro inédito no vôlei feminino

Time brasileiro fez 3 sets a 1 nos Estados Unidos

Isabela Vieira  |  isabela.vieira@rbsonline.com.br

Foi suado, mas valeu. Com uma bola para fora do ataque norte-americano no último ponto do jogo, o Brasil fez 3 sets a 1 e levou o tão sonhado ouro na Olimpíada de Pequim. As parciais foram de 25/15, 18/25, 25/13 e 25/21. Com a vitória, a seleção feminina espanta a fama de amarelar em decisões, como ocorreu na semifinal em Atenas-2004 e no final do Mundial de 2006. A campanha em Pequim foi impecável: apenas um set perdido em oito jogos.

É o primeiro ouro das meninas brasileiras, depois de dois bronzes, em Atlanta-96 e Sydney-2000. Quem também escreveu seu nome na história foi José Roberto Guimarães, que conquistou sua segunda medalha de ouro. Em Barcelona-92, ele levou o time masculino ao seu primeiro título olímpico. Com a conquista deste sábado, Zé Roberto se torna o primeiro treinador com ouros no feminino e no masculino.

O jogo

Depois de um início equilibrado no primeiro set, as brasileiras logo começaram o seu show. Apostando na variação das jogadas e mostrando um voleibol muito superior, o Brasil abriu 16 a 11, sem chances para as adversárias. Um saque perfeito de Paula Pequeno definiu a primeira parcial em 25 a 15.

A seleção brasileira voltou para o segundo set como se fosse outro time, errando muito nos passes e na recepção. Os EUA, com grande volume de jogo, aproveitaram e abriram vantagem de 8 a 3. As brasileiras não conseguiram reagir, e as norte-americanas fecharam em 25 a 18.

O terceiro set começou um pouco mais equilibrado. Com saque melhor, o Brasil conseguiu quebrar o passe dos EUA e cresceu no jogo. Sheilla, virando todas, fez 16 a 9. Atordoadas, as norte-americanas sumiram do jogo. Mari, de atuação instável, fechou em 25 a 13, após ótimo saque de Sassá.

Os EUA cresceram novamente na quarta parcial, liderando até 10 a 9. O Brasil conseguiu virar com um lindo ponto de Fabiana, no bloqueio simples. O restante do set foi emocionante, com as duas equipes se alternando na liderança. Para definir o jogo, valeu a qualidade do bloqueio brasileiro e o Brasil chegou a 24 a 21. No último ponto, as norte-americanas mandaram a bola para fora e confirmaram o título olímpico brasileiro.

CLICRBS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.