| 08/08/2008 06h57min
O revezamento da tocha olímpica terminou nesta sexta-feira ao meio-dia (1h de Brasília) no Acampamento Juvenil Olímpico de Pequim, cerca de oito horas antes do início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para as 9h (de Brasília). Por volta das 12h20min (1h20min de Brasília), o presidente da Universidade de Pequim e último portador da chama no revezamento de três dias na capital chinesa, Xu Zhihong, acendeu a pira no campo universitário.
– Escolher o campo da Juventude como o último destino do revezamento de Pequim é significativo. O futuro do mundo pertence aos jovens – disse Xu.
Depois de ser acesa, no dia 24 de março, em Olímpia, na Grécia, a chama chegou a Pequim em 31 de março, marcando o início da jornada internacional. Com o tema Jornada de Harmonia, a tocha viajou 137 mil quilômetros em 129 dias, passando por 21 cidades, incluindo Hong Kong e Macau, antes de voltar à parte continental da China no dia 4 de maio.
Na China continental, a chama olímpica visitou 30 províncias, municipalidades e regiões autônomas, antes de chegar à cidade anfitriã no dia 5 de agosto. Durante o revezamento, a chama olímpica atingiu o topo da Montanha Qomolangma (Everest), o pico mais alto do mundo, fato inédito na história.
Depois de terminar o revezamento de hoje, a chama foi entregue ao grupo de trabalho da cerimônia de abertura e será utilizada para acender a pira no Estádio Olímpico de Pequim, o Ninho de Pássaro.
O último dia revezamento da tocha olímpica começou em Zhoukoudian, local incluído na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, no subúrbio sudoeste de Pequim. Zhoukoudian é famoso pelas descobertas na arqueologia.
XINHUAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.