Notícias

 | 22/07/2008 19h10min

Brasil encara Rússia pela fase final da Liga nesta quarta

Jogo será às 10h no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio

Dona da melhor campanha da Fase Intercontinental da Liga Mundial de vôlei, a seleção masculina estréia nesta quarta-feira na etapa final da competição. Às 10h, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho entrará no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para enfrentar uma de suas maiores rivais nos últimos anos: a Rússia. A partida será transmitida ao vivo pela RBSTV.

Além do Brasil, país-sede da Fase Final, e da Rússia, primeira colocada do Grupo B, faz parte do Grupo E a seleção japonesa, que recebeu o convite da Federação Internacional para disputar a etapa decisiva. Na segunda partida desta quarta-feira, válida pelo Grupo F, Estados Unidos e Sérvia se enfrentarão às 13h15min. A Polônia é a terceira equipe da chave.

De acordo com o regulamento da Liga Mundial, as equipes enfrentarão os rivais da própria chave na primeira etapa da Fase Final, entre quarta e sexta. As duas seleções mais bem colocadas em cada grupo avançarão às semifinais, que serão disputadas no sábado. A decisão do título e a disputa de terceiro lugar acontecerão no domingo.

Vencedor das cinco últimas edições da competição, o Brasil luta pelo octacampeonato da Liga Mundial nesta temporada. A equipe verde-amarela fez a melhor campanha da Fase Intercontinental: 22 pontos (10 vitórias e duas derrotas). Os russos obtiveram a mesma pontuação, mas o Brasil leva vantagem no ponto average (divisão dos pontos marcados pelos pontos sofridos), primeiro critério de desempate da competição.

– A Rússia é extremamente perigosa. No aspecto físico, é uma das equipes mais fortes do mundo e conta com boa técnica também. Nos últimos anos, sempre marcaram presença nos momentos decisivos das principais competições. Usam muito bem a força do saque e o bloqueio para superar seus adversários. Precisaremos de bastante atenção para que o jogo deles não entre – disse Bernardinho.

O ponteiro Giba, capitão da seleção brasileira, espera uma grande festa durante os cinco dias de competição no Rio de Janeiro. No entanto, o atacante brasileiro alerta a equipe sobre o clima de otimismo que cerca a Fase Final.

– É maravilhoso disputar a Fase Final em casa. Estou só imaginando a festa que a torcida fará lotando o ginásio todos os dias para nos apoiar. Mas não podemos cair na armadilha de achar que tudo está a nosso favor e que vamos vencer com tranqüilidade. Sabemos que será muito complicado, pois as equipes finalistas são muito fortes. Logo na estréia, por exemplo, enfrentaremos a Rússia, em um duelo que muitos acreditam que pode voltar a acontecer na final. É um time que tem muita potência e conta com saque, bloqueio e ataque impressionantes – analisou o capitão brasileiro, que na última temporada disputou o campeonato russo pelo Iskra Odsintovo.

O meio-de-rede Gustavo também destaca as qualidades da equipe russa. Para o central gaúcho, o Brasil precisará de muita tranqüilidade para superar os gigantes europeus.

– Será a estréia mais complicada dos últimos anos na Fase Final da Liga Mundial. Enfrentamos a Rússia muitas vezes nas últimas temporadas e acredito que o retrospecto seja muito equilibrado (40 vitórias brasileiras contra 35 russas). É um time que aposta bastante no saque e no bloqueio. Por isso, precisaremos de paciência para encontrar os espaços na quadra. O oposto Poltavskiy e o ponteiro Tetyukhin são os principais pilares da equipe – apontou.

Brasil e Rússia já decidiram a Liga Mundial três vezes, com duas vitórias brasileiras (1993, em São Paulo, e 2007, na Polônia) e uma da Rússia (2002, em Belo Horizonte).

Silvio Ávila, Divulgação CBV / 

Giba alerta que saque, bloqueio e ataque da Rússia são impressionantes
Foto:  Silvio Ávila, Divulgação CBV


Os bastidores do país da Olimpíada no China in Blog
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

21/07/2008 16h12min
Jogadores do Brasil comemoram apoio da torcida
20/07/2008 15h24min
Bernardinho não espera novidades diante da Rússia
19/07/2008 19h24min
Sérvia vence França e se classifica para a fase final da Liga Mundial
19/07/2008 11h28min
Brasil massacra a Venezuela pela Liga Mundial
18/07/2008 11h42min
Seleção masculina de vôlei vence Venezuela pela Liga Mundial
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.