| 15/07/2008 14h45min
As autoridades meteorológicas de Pequim estimaram em 21% as chances de chover exatamente sobre o Estádio Nacional durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A estimativa de chuva em toda a capital chinesa é maior, de 47%.
– As chuvas em Pequim são realmente imprevisíveis – declarou nesta terça Chen Zhenlin, subdiretor da Administração Meteorológica da China (CMA, em inglês), que recorreu ao exemplo de junho passado, quando choveu forte em algumas partes da cidade, enquanto em outras não caiu nem uma gota.
Para obterem estas porcentagens, os meteorologistas se basearam em informações recolhidas entre 1950 e 2007. Mas segundo Qiao Lin, meteorologista-chefe da CMA, as chances de chuvas fortes são bastante improváveis.
Os prognósticos para os Jogos Olímpicos são, segundo Qiao, possibilidade de calor, alta umidade, nevoeiro, ventos fortes, tempestades e chuvas a cada três dias. Resta saber se alguma delas coincidirá com o dia 8 de agosto, data da cerimônia de abertura.
– O que mais me preocupa é a chuva. Rezo para que faça bom tempo – declarou em março o cineasta chinês Zhang Yimou, responsável pela cerimônia de abertura.
Pequim fará o possível por atender o pedido do cinesta e por isto ensaia desde 2003 o uso de uma alteração artificial do tempo para provocar chuva antes do evento. O sistema consiste em lançar iodeto de prata nas nuvens, liberando hidrogênio, que em contato com o oxigênio gera água. No entanto, a medida tem suas limitações.
– A modificação artificial do tempo pode ser útil em caso de chuva fraca, mas em caso de fortes tempestades ninguém poderá ajudar – afirmou Chen.
Zhang Yimou viverá em suspense até o dia 1º de agosto, já que segundo os meteorologistas só neste dia será possível fazer um prognóstico preciso do que poderá acontecer sete dias depois, dia 8.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.