| 14/07/2008 20h50min
Sem disputar o torneio olímpico de basquete masculino desde os Jogos de Atlanta-1996, o Brasil estréia nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), contra o Líbano, no Torneio Pré-Olímpico Mundial. A competição realizada em Atenas, na Grécia, é a última oportunidade para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim.
O time do técnico espanhol Moncho Monsalve vem de uma séria de três amistosos disputados na capital grega, nos quais perdeu para Grécia e Austrália e venceu a Croácia. Apesar das duas derrotas, a avaliação do desempenho coletivo foi boa. Por isso, uma vitória contra o fraco time do Líbano é considerada obrigação.
– Com todo respeito pelo Líbano, temos que fazer prevalecer o nosso jogo coletivo no ataque e na defesa para estrear com uma vitória – disse o ala Alex Garcia.
O grupo sob o comando de Moncho Monsalve parece fechado e concentrado na busca do objetivo. A garantia dada pelo treinador de que o grupo que disputará a Olimpíada, caso o Brasil consiga a vaga, não sofrerá alterações pode ter sido fundamental para isso.
– A confiança do grupo é muito grande para conseguir a vaga olímpica, mesmo sabendo que muitas pessoas não acreditam. Vamos provar nosso valor – afirmou o armador Marcelinho Huertas, destaque do time.
A seleção chega à estréia depois de uma preparação conturbada. O desfalque de seis jogadores, entre eles os três brasileiros da NBA – Nenê, Leandrinho e Varejão –, quase fizeram o treinador pedir demissão. Mas agora Moncho manifesta confiança no grupo que tem em mãos.
– Com certeza, o Brasil está pronto para o Pré-Olímpico. Esses 12 rapazes mostraram uma grande evolução no jogo coletivo e vamos confiantes em busca da vaga olímpica. O jogo de estréia é sempre difícil por ser o primeiro. É claro que todos ficam ansiosos, mas precisamos jogar com equilíbrio e concentração os 40 minutos para alcançarmos o objetivo final – finalizou o treinador.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.