Notícias

 | 13/07/2008 09h52min

Brasil vence Japão no fim do Grand Prix de Vôlei

Mari foi eleita a melhor jogadora da competição

Com uma atuação inferior a do jogo contra Cuba, a seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a participação na edição 2008 do Grand Prix com outra boa vitória. Neste domingo, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães jogou diante de um ginásio lotado com a torcida adversária e venceu o Japão em Yokohama por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/23 e 25/19. Com isso, a seleção terminou a fase final campeã da disputa com 10 pontos conquistados através de cinco vitórias em cinco jogos, um a mais do que Cuba, que bateu a Itália por 3 sets a 1, e se sagrou vice-campeã. A brasileira Mari foi eleita a melhor jogadora do campeonato.

A terceira posição ficou com as italianas, seguidas pelos Estados Unidos. Campeã olímpica, a China se despediu com derrota diante dos Estados Unidos por 3 a 2, parciais de 25/23, 25/19, 22/25, 21/25 e 17/15. Por conta do resultado das caribenhas, o Brasil não entrou em quadra matematicamente campeão: para ficar com a taça, a equipe verde-amarela precisava de apenas 10 pontos em três sets, de forma a ultrapassar as cubanas nos critérios de desempate em caso de derrota. Coincidentemente, o ponto do título não foi mérito de nenhuma jogadora. Ao não alcançar bola levantada para ela no primeiro set, a japonesa Erika Araki confirmou a sétima taça do Grand Prix para o time verde-amarelo.

A próxima competição das brasileiras é a Olimpíada. Antes de ir a China, porém, as jogadoras voltam ao Brasil e permanecem até o início de agosto, quando está programada a viagem para a Ásia a fim de fazer a readaptação ao fuso horário de Pequim. A estréia nos Jogos Olímpicos será no dia 9 de agosto, contra a Argélia. Itália, Rússia, Sérvia e Cazaquistão também integram o mesmo grupo das brasileiras na primeira fase.

Apesar de ter entrado em quadra com o título praticamente assegurado, o Brasil não relaxou neste domingo - as atletas, inclusive, fizeram questão de ver um vídeo das adversárias para estudá-las antes da partida. O Japão, porém, também mostrou que fez o dever de casa e evitou encarar o bloqueio do Brasil, além de mostrar bom posicionamento para não sucumbir diante dos ataques das sul-americanas. Com isso, elas quase beliscaram um set na partida.

Mas em quadra as meninas do Brasil mostraram muita seriedade e, a despeito da falta de concentração de alguns momentos, especialmente no final do primeiro e segundo sets, não tiveram problemas em conquistar mais uma vitória por 3 sets a 0. Em visível ascensão, Sheilla, Paula Pequeno e Mari foram os destaques do Brasil, respectivamente com 16, 13 e 12 pontos. Do outro lado, Miyuki Takahashi e Saori Kumira (14 acertos cada) comandaram as ações na equipe oriental, que ainda contaram com boa atuação da levantadora Yoshie Takeshita.

GAZETA PRESS
Divulgação, FIVB / 

Seleção comemora título do Grand Prix em Yokohama
Foto:  Divulgação, FIVB


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

12/07/2008 09h18min
Brasileiras garantem hepta por antecipação no Grand Prix
12/07/2008 00h38min
Brasil bate Cuba e se aproxima do título do Grand Prix de Vôlei
11/07/2008 09h15min
Zé Roberto: Cuba é um grande desafio para o Brasil
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.