| 06/07/2008 17h20min
O suíço Roger Federer não conseguiu se tornar o único tenista da história da era profissional a vencer Wimbledon em seis anos consecutivos. Embora favorito para conquistar o título neste domingo, o número um do mundo acabou sendo surpreendido na grama pelo espanhol Rafael Nadal, que comemorou sua primeira conquista de Grand Slam fora do saibro com um triunfo por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (5-7) e 6/7 (8-10) e 9/7 após longas quatro horas e 48 minutos de batalha, em uma partida interrompida duas vezes por causa da chuva.
Especialista em piso lento e tetracampeão de Roland Garros, o Rei do Saibro jamais havia vencido um major fora de Paris. O máximo que Nadal havia conquistado antes deste domingo foram os vices do Grand Slam britânico nos anos de 2006 e 2007, mas em ambas perdeu para o suíço na decisão.
Vingado da derrota por 3 sets a 2 do ano passado, o espanhol frustrou os sonhos de Federer em vencer Wimbledon pela sexta vez seguida. Agora, o suíço terá que se contentar em ser um dos pentacampeões, ao lado do sueco Bjorn Borg, dono dos troféus de 1976 a 1980.
Além disso, o atual número um do mundo não conseguiu se aproximar de dois feitos de outro mito do tênis: Pete Sampras. O norte-americano segue soberano na história do All England Club, onde foi sete vezes campeão, e com vantagem nos troféus de Grand Slam: tem 14, contra 12 de Federer.
Para piorar, o tenista da Basiléia ainda verá sua vantagem no ranking de entradas da ATP diminuir ainda mais em relação a Nadal. Se hoje a diferença entre os dois é de 1.145 pontos (6.900 a 5.755), ficará em 545 (6.600 a 6.055) a partir da próxima segunda-feira, quando a lista atualizada será divulgada.
Alheio ao mau momento de Federer, que venceu apenas dois títulos nesta temporada (Estoril e Halle), Nadal leva para Maiorca seu quinto Grand Slam. Agora, o espanhol tem 29 troféus na carreira, sendo o sexto em 2008 (já havia vencido os torneios de Barcelona e Queen’s, os Masters Series de Monte Carlo e Hamburgo e Roland Garros).
Não obstante, o atual vice-líder do ranking ainda ampliou para 12 a 6 a vantagem sobre Federer no histórico de confrontos com o melhor do mundo. Com quatro triunfos nesta temporada (encarou o suíço também nas finais de Monte Carlo, Hamburgo e Roland Garros), Nadal ainda comemorou sua primeira vitória na grama contra Federer. Ele havia perdido os dois embates jogados no piso relvado, os dois em Wimbledon.
Novo campeão do All England Club, Nadal estende para 24 vitórias a sua série invicta, iniciada na Alemanha. Sua última derrota aconteceu no início de maio, quando perdeu na estréia do Masters de Roma para o compatriota Juan Carlos Ferrero. De lá para cá, o Rei do Saibro conquistou quatro títulos: Hamburgo, Aberto da França, Queen’s e Wimbledon.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.